Projeto de Descarbonização em Abaetetuba: Carvão Vegetal a partir do Caroço de Açaí

O biocarvão resultante desse processo pode contribuir para a produção de energia e alimentos, além de sequestrar carbono.

Publicado em 25 de julho de 2024 às 14:06

(Foto)
(Foto) Crédito: Agência Pará

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) teve conhecimento de um projeto inovador na área de descarbonização em Abaetetuba. A iniciativa visa produzir carvão vegetal por meio da decomposição térmica do caroço de açaí.

Representantes da empresa Inovi Tecnologia Meio Ambiente e da Fazenda DHR apresentaram o projeto à Codec durante uma reunião na sede da Companhia. O diretor de Atração de Investimentos e Negócios, Manoel Ibiapina, destacou o compromisso da Codec em fomentar o desenvolvimento econômico do estado, apoiando empreendedores interessados em investir na região.

O engenheiro florestal José da Silva Júnior explicou que o biocarvão resultante desse processo pode contribuir para a produção de energia e alimentos, além de sequestrar carbono. A Codec se mostrou interessada em apoiar o projeto e conectar os envolvidos a instituições de suporte.

A Fazenda DHR, especializada no cultivo de açaí em Abaetetuba, também participou da reunião. O diretor operacional, Takatoshi Dohara, ressaltou a importância de alinhar o projeto às diretrizes ambientais e acredita que a expertise da Codec abrirá novos caminhos para o mercado.

A Inovi Tecnologia e Meio Ambiente, com 7 anos de atuação no Pará, busca desenvolver projetos sustentáveis com automação e alta tecnologia. Já a Fazenda DHR, fundada em 2018, é classificada como de micro porte e concentra-se no cultivo de frutas, especialmente o açaí.

Com Informações da Agência Pará