Saiba onde se vacinar contra a gripe e covid-19, em Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) continua com a vacinação contra a gripe e a covid-19, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) nesta segunda-feira, 26, de 8h até ás17h. A vacinação acontece também em virtude do encerramento da campanha contra a Influenza, exclusiva para a...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 14:23

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) continua com a vacinação contra a gripe e a covid-19, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) nesta segunda-feira, 26, de 8h até ás17h.

A vacinação acontece também em virtude do encerramento da campanha contra a Influenza, exclusiva para a Região Norte prevista para o dia 29 de fevereiro. 

Além da vacina contra a gripe, serão disponibilizados os imunizantes contra a covid-19 (bivalente e Coronavac), para atender ao público, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. 

Pfizer bivalente

A Pfizer bivalente é exclusiva para grupos prioritários, a partir de 12 anos de idade. Deve ser tomada por idosos de 60 anos ou mais, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, com intervalo de seis meses entre as doses.Os outros grupos prioritários devem observar o intervalo de um ano entre as doses: trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores.

Coronavac monovalente

A vacina monovalente é direcionada a pessoas de cinco a 59 anos de idade que não fazem parte dos grupos prioritários e que precisam iniciar ou completar o esquema vacinal de duas doses.

Influenza

A Sesma reforça que podem se vacinar contra a gripe todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mas segue o chamado também para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde como grávidas, puérperas, idosos (60+), trabalhadores da saúde e educação, indígenas, pessoas com deficiência, pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, policiais civis, bombeiros e forças armadas, motoristas e cobradores, portuários e caminhoneiros.

A vacina de 2023 produzida pelo Instituto Butantan protege contra três vírus respiratórios: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B e contribui efetivamente para reduzir o adoecimento, complicações e a mortalidade causada por esses três vírus respiratórios, cuja circulação aumenta no período chuvoso, entre os meses de novembro e maio.

Para vacinar é importante apresentar a carteirinha de vacinação e um documento oficial com foto.