Reprodução
Reprodução

Saiba quais são os objetos de origem indígena utilizados até hoje

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

No Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, o Portal Roma News entrevistou o professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Márcio Couto, para saber os objetos de origem indígena que, mesmo após anos, fazem parte do cotidiano de todos.

Segundo o professor, a cultura indígena é muito rica e diversificada. Tradição, história, criatividade e funcionalidade na criação de objetos marcam a vivência desses povos. E muitos são utilizados até hoje e estão presentes em toda a sociedade.

CONTINUE LENDO...

São eles: Rede, cuia, cestos, panelas de cerâmica, vassouras, vasilhas, cabaças, colares, brincos, bolsas trançadas, braceletes, artigos de decoração como flechas, objetos em cerâmica e cocares.

Mas como esses objetos surgiram?

O professor Márcio explica que esses objetos surgiram em função de sua utilidade. “Panelas de cerâmica e cuias, por exemplo, surgiram em função da importância desses itens para a alimentação, para o preparo dos alimentos. Objetos como arco e flecha estão ligados às necessidades da caça e pesca. Em todo caso, é importante salientar que a maioria das comunidades indígenas de hoje tem acesso aos utensílios industrializados, a utensílios feitos de ferro, alumínio ou plástico. Existem grupos que convivem com o uso de utensílios tradicionais e industrializados ao mesmo tempo. E, há aqueles que fazem uso apenas de utensílios industrializados. Os grupos indígenas mais afastados têm mais dificuldade de ter acesso a bens industrializados. Mas, o comércio entre os indígenas sempre existiu”, finaliza.

Você sabia que faz uso de tantos objetos de origem indígena? Conscientização e respeito são importantes para celebrar o 19 de abril como deve ser.

Reportagem: Fernanda Cavalcante

VER MAIS

VER MAIS