Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará
Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará

Sespa inicia aplicação de várias vacinas ao lado da Basílica de Nazaré

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Uma unidade móvel da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foi instalada nesta sexta-feira, 30, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, para oferecer ações de imunização para atualizar a carteira de vacinação da população que participar dos eventos da quadra nazarena.

A atividade ocorrerá até 23 de outubro, oferecendo quatro tipos de vacinas para pessoas acima de 9 anos de idade. No dia 16 de outubro, data do Círio das Crianças, a unidade móvel só oferecerá vacinas contra poliomielite e tríplice viral para crianças de 1 a 4 anos. 

CONTINUE LENDO...

Durante a permanência da Unidade Móvel ao lado da Basílica, serão disponibilizadas as seguintes vacinas: contra Covid-19; contra difteria e tétano (DT) e contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral), além de imunizantes contra HPV (Papilomavírus Humano) para meninos e meninas de 9 a 14 anos. Também serão disponibilizados testes para detecção de Covid-19. 

A ação da Sespa conta com o apoio da Arquidiocese de Belém e da Secretaria de Saúde de Belém (Sesma). “Devido à reabertura do arraial, nossa expectativa é alcançar o maior número de pessoas, justamente para colaborar no alcance das metas de cobertura vacinal”, destaca a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Sespa, Veronilce Borges.

Combate à poliomielite – A coordenadora recomenda atenção aos pais e responsáveis para a necessidade da vacinação contra poliomielite em crianças de 1 a 4 anos, devido à baixa cobertura vacinal observada em todo o País nos últimos anos. A poliomielite, que ocasiona a paralisia infantil e pode levar à morte, chegou a ser erradicada em 1994 mediante um certificado de eliminação da doença. Porém, com a diminuição da adesão à vacinação, o Brasil voltou a ter potencial para a reintrodução do vírus. “Dessa forma, precisamos atingir no mínimo 95% de cobertura vacinal”, ressalta.

Atualmente, o Pará atingiu 40,87% de cobertura, segundo dados do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Dados e Informações Estratégicas em Saúde (Demas), do Ministério da Saúde (MS), atualizados até esta sexta-feira, 30. Para aplicação da vacina, os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação da criança. 

Além da vacina contra a poliomielite, será disponibilizada a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola para a mesma faixa de idade, de 1 a 4 anos.

Serviço

Local: Em unidade móvel da Sespa, estacionada na Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré. De segunda a sexta-feira: das 15h às 21h. Sábado e domingo: das 9h às 21h, de 30/09 a 23/10.

Vacinas disponíveis: Para a população acima de 9 anos: DT (contra difteria e tétano); Covid-19 e Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). Para meninos e meninas de 9 a 14 anos: contra HPV.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }