A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou que a partir da próxima quinta-feira, 6, a faixa de internet de quinta geração (5G) está liberada para entrar em operação em Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco. Com a liberação dos cinco municípios, se completa o ciclo de início da operação da nova tecnologia em todas as capitais do Brasil.
Serão 57 antenas em Belém; 18 em Macapá; 84 em Manaus; 21 em Porto Velho; e 15 no Rio Branco. A nova tecnologia permite transmissão de dados de forma mais veloz, estável e com menor tempo de resposta (latência).
Sobre a nova etapa prevista no edital, que é a de levar a 5G desta faixa às cidades com mais de 500 mil habitantes, o desafio agora é o de avançar na limpeza do espectro utilizado, que é o mesmo de antenas parabólicas. A previsão é que essa nova etapa comece a ser implementada em janeiro de 2023.
A fim de viabilizar esse processo, serão distribuídos kits de antenas que substituirão as parabólicas, para famílias inscritas no cadastro único de programas sociais do governo federal. Neste sentido, estão previstas campanhas informando a população sobre como proceder o agendamento para a troca de equipamento.
Com informações da Agência Brasil