Foto: Mácio Ferreira/Agência Belém
Foto: Mácio Ferreira/Agência Belém

Tradicional festa da malhação de Judas no bairro Cremação começa nesta sexta e altera trânsito; veja

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Cerca de vinte mil pessoas são aguardadas na festa da malhação de Judas, no bairro Cremação, em Belém. A programação popular começa com os velórios dos bonecos nesta sexta, 7, e vai até o sábado, 8, quando são realizadas as brincadeiras com as crianças do bairro.

A festa da malhação de Judas juntamente com as encenações da Paixão de Cristo são as atrações culturais da semana santa na capital.

CONTINUE LENDO...

A malhação de Judas já é uma tradição no bairro da Cremação. Segundo os moradores, somente em torno da avenida Fernando Guilhon, existem cerca de seis associações que promovem a manifestação cultural.

Críticas políticas e sociais

As apresentações das associações enfatizam temáticas sociais, como críticas a políticos, combate a preconceitos, entre outras questões.

O seu Haroldo Cardoso de Alburqueque, de 76 anos, já realiza a malhação de Judas há 50 anos. “Eu comecei a confeccionar os bonecos e nunca mais parei, porque há uma lenda de que quem para, morre, e eu não quero morrer não”, disse sorrindo.

Segurança

Em nota, a Guarda Municipal de Belem (GMB) disse que um efetivo de 95 homens vai trabalhar durante o feriado da Semana Santa, em especial na malhação de Judas, que concentra maior número de pessoas na rua Fernando Guilhon, no bairro da Cremação. Seis motos e três viaturas serão distribuídos estrategicamente em toda a extensão da avenida e adjacências.

A presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Inês Silveira, anunciou que, além de disponibilizar agentes culturais, a Prefeitura de Belém fornecerá a estrutura de logística e apoio de infraestrutura, como banheiros químicos, palcos e sonorização para o dia do evento.

Tradição

“Belém tem uma tradição de mais de cinquenta anos com essa cultura popular e a prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, não poderia deixar de dar esse apoio através desse edital que nós estamos inaugurando após o período pandêmico”, concluiu Inês.

Para garantir a segurança do trânsito durante as comemorações das festividades da Malhação de Judas, a rua Engenheiro Fernando Guilhon, entre as avenidas Alcindo Cacela e Generalíssimo Deodoro, no bairro Cremação, ficará temporariamente interditada nesta sexta-feira, 7, e no sábado, 8.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) determinou o desvio provisório dos itinerários das linhas de ônibus que trafegam no cruzamento interditado, da seguinte forma: 

Desvios

A linha 631 (Marex-Ver-o-Peso), no sentido centro-bairro, seguirá pela Av. Fernando Guilhon, Tv. Quintino Bocaiuva, Rua dos Mundurucus, Av. Alcindo Cacela, Av. Fernando Guilhon, a destino.

Já a linha 229 (Pedreira-Condor), sentido centro-bairro, fará o percurso pela Trav. 9 de Janeiro, Av. Fernando Guilhon, Av. Alcindo Cacela, Av. Padre Eutíquio, a destino.

A medida entra em vigor a partir das 18h desta sexta-feira, 7, e vai até as 13h do sábado, 8.

Fonte: Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }