Trecho da Praia do Atalaia, em Salinópolis, é bloqueado para proteção de tartarugas neste feriadão

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) mantém, durante o feriado prolongado de Tiradentes, dias 21, 22 e 23 de abril, o bloqueio da faixa de areia da Praia do Atalaia, em Salinópolis, nas proximidades da Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural do Atalaia. A operação conta com...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 09:43

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) mantém, durante o feriado prolongado de Tiradentes, dias 21, 22 e 23 de abril, o bloqueio da faixa de areia da Praia do Atalaia, em Salinópolis, nas proximidades da Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural do Atalaia. A operação conta com o apoio dos órgãos de segurança pública e membros da sociedade civil organizada.

A interdição visa garantir a proteção de cinco espécies de tartarugas marinhas - Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda), Lepidochelys olivacea (tartaruga-oliva), Chelonia mydas (tartaruga-verde), Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente) e Dermochelys coriacea (tartaruga-de-couro) - que utilizam a região para desova e, posteriormente, é onde ocorre a eclosão dos ovos.

. Crédito: .

É importante destacar que a passagem de pedestres às barracas que comercializam alimentos e bebidas nessa área permanece autorizada. O mesmo vale para quem utiliza o local para a prática do surf, kitesurf e parapente. Desde o início do feriado de Semana Santa, a medida tem possibilitado uma nova experiência de turismo para quem visita a praia, sem a presença de carros e motocicletas.