UFPA completa 67 anos em meio aos preparativos de maior evento científico da Amazônia

Universidade vai promover programação especial no mês de aniversário 

Publicado em 2 de julho de 2024 às 19:41

UFPA completa 67 anos.
UFPA completa 67 anos. Crédito: Ascom UFPA

Nesta terça-feira, 2, a Universidade Federal do Pará (UFPA) comemora 67 anos. O mês de julho será marcado por diversas programações alusivas ao aniversário. 

No total, a Universidade possui 12 campi em 82 municípios paraenses,  com oferecimento de atividades ensino, pesquisa e extensão. Ao todo, são 157 cursos de graduação e 155 cursos de mestrado e doutorado, envolvendo mais de 50 mil discentes e 5.400 servidoras(es) docentes e técnico-administrativas(os). Na extensão,  mantém 63 programas e 714 projetos em execução.

Presente especial

Entre os dias 7 e 13 de julho, será realizada a 76ª Reunião Anual da SBPC, no Campus do Guamá, que integrará as comemorações do aniversário da instituição. 

O evento levará à Universidade pessoas de todas as idades e com todas as formações para participar das centenas de atividades sobre ciência, tecnologia, inovação, arte, cultura e diversidade, em conferências, mesas-redondas, cursos e palestras, além de atividades diversas nas tendas da SBPC Jovem, da SBPC Mairi; da SBPC Afro e Indígena; da Expot&c; do Paneiro – Espaço de Cultura Alimentar e da SBPC Cultural.

Celebramos os 67 anos da UFPA do melhor modo, trazendo para o nosso Campus do Guamá uma programação intensa de encontros e debates sobre tudo que o Brasil produz em ciência, sobre os grandes desafios da sociedade brasileira e sobre o futuro que desejamos e precisamos construir, com sustentabilidade e inclusão

Emmanuel Tourinho
Reitor da UFPA

O reitor fez o convite para as pessoas participarem da Reunião Anual da SBPC. Confira!

Novos espaços de convivência são criados pela Universidade 

Ainda como parte das comemorações de aniversário da UFPA, novos espaços de convivência estão sendo entregues no Campus Guamá, em projeto que aproveita o ambiente arborizado da orla do rio e outros espaços abertos no campus. O projeto para as novas áreas foi concebido pela equipe da UFPA e deverá se estender, no futuro, aos demais campi e a outras áreas do Campus Guamá.

Precisamos tratar a presença e a permanência dos membros da nossa comunidade de modo amplo, considerando o conjunto de condições que contribui para que tenham aqui as melhores experiências de aprendizado. A convivência fora de sala de aula é parte desse sistema de relações que importa para que a UFPA funcione efetivamente como uma instituição acolhedora. Somos gratos à Fadesp por mais uma vez dar suporte à UFPA em uma ação importante.

Emannuel Tourinho
Reitor da UFPA