UFPA e Prefeitura de Belém assinam Termo de Cooperação técnica para criação da Escola do SUS; veja como vai funcionar

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Prefeitura de Belém e a Universidade Federal do Pará (UFPA) assinaram o Termo de Cooperação, que garante a efetivação do Distrito Sanitário Escola do Guamá, a implementação da  Escola do SUS do município de Belém, com a finalidade de operacionalizar as ações de educação permanente e na formação de profissionais qualificados. A cerimônia de assinatura ocorreu na quarta-feira,13, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina do Instituto de Ciência Médicas da UFPA.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, o secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse, o diretor do Instituto de Ciências Médicas da UFPA, Silvestre Neto, e o diretor geral da Sesma, Raimundo Arias, assinaram o Termo de Cooperação.

CONTINUE LENDO...

No Distrito Escola Sanitário do Guamá, a Universidade Federal do Pará contribuirá para ações, políticas públicas e indicadores epidemiológicos do Distrito Administrativo do Guamá (Dagua), que inclui os bairros do Guamá, Canudos, Condor, Cremação, Jurunas e Terra Firme. A partir dessa cooperação a população ganha uma ferramenta no combate às patologias  e endemias da Amazônia.

O Distrito Escola funcionará nos espaços físicos da Sesma do distrito Dagua.

A Escola do SUS tem como objetivo ordenar a formação de recursos humanos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e coordenar a política de integração ensino-serviço-comunidade-gestão. 

Dessa forma, a Escola SUS irá fortalecer a pesquisa e extensão em saúde na rede de atenção à saúde do município de Belém, assim como a promoção da saúde, formação de profissionais qualificados e na melhoria dos serviços de saúde na região de atuação.

De acordo com o diretor, os principais serviços para a comunidade e qualificação aos profissionais serão organizados na atenção primária à saúde do município.

Planos da escola do SUS do Município de Belém

Os planos incluem a implantação e implementação de programas de residência, pós-graduação stricto e lato sensu, o estabelecimento de novas parcerias de cooperação com instituições locais, nacionais e internacionais, a implementação de programas de extensão com responsabilidade social, a ampliação da participação dos alunos em atividades de pesquisa e extensão/responsabilidade social, a busca de acreditações e certificações relevantes, a promoção da visibilidade da escola, por meio do incentivo ao aumento do número de produções técnico-científicas, o desenvolvimento de programas de treinamento e qualificação para os servidores públicos municipais, entre outros.

Fonte: Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }