UFPA e Prefeitura de Belém assinam Termo de Cooperação técnica para criação da Escola do SUS; veja como vai funcionar

A Prefeitura de Belém e a Universidade Federal do Pará (UFPA) assinaram o Termo de Cooperação, que garante a efetivação do Distrito Sanitário Escola do Guamá, a implementação da  Escola do SUS do município de Belém, com a finalidade de operacionalizar as ações de educação permanente e na formação de profissionais...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 13:27

A Prefeitura de Belém e a Universidade Federal do Pará (UFPA) assinaram o Termo de Cooperação, que garante a efetivação do Distrito Sanitário Escola do Guamá, a implementação da  Escola do SUS do município de Belém, com a finalidade de operacionalizar as ações de educação permanente e na formação de profissionais qualificados. A cerimônia de assinatura ocorreu na quarta-feira,13, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina do Instituto de Ciência Médicas da UFPA.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, o secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse, o diretor do Instituto de Ciências Médicas da UFPA, Silvestre Neto, e o diretor geral da Sesma, Raimundo Arias, assinaram o Termo de Cooperação.

No Distrito Escola Sanitário do Guamá, a Universidade Federal do Pará contribuirá para ações, políticas públicas e indicadores epidemiológicos do Distrito Administrativo do Guamá (Dagua), que inclui os bairros do Guamá, Canudos, Condor, Cremação, Jurunas e Terra Firme. A partir dessa cooperação a população ganha uma ferramenta no combate às patologias  e endemias da Amazônia.

O Distrito Escola funcionará nos espaços físicos da Sesma do distrito Dagua.

A Escola do SUS tem como objetivo ordenar a formação de recursos humanos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e coordenar a política de integração ensino-serviço-comunidade-gestão. 

Dessa forma, a Escola SUS irá fortalecer a pesquisa e extensão em saúde na rede de atenção à saúde do município de Belém, assim como a promoção da saúde, formação de profissionais qualificados e na melhoria dos serviços de saúde na região de atuação.

De acordo com o diretor, os principais serviços para a comunidade e qualificação aos profissionais serão organizados na atenção primária à saúde do município.

Planos da escola do SUS do Município de Belém

Os planos incluem a implantação e implementação de programas de residência, pós-graduação stricto e lato sensu, o estabelecimento de novas parcerias de cooperação com instituições locais, nacionais e internacionais, a implementação de programas de extensão com responsabilidade social, a ampliação da participação dos alunos em atividades de pesquisa e extensão/responsabilidade social, a busca de acreditações e certificações relevantes, a promoção da visibilidade da escola, por meio do incentivo ao aumento do número de produções técnico-científicas, o desenvolvimento de programas de treinamento e qualificação para os servidores públicos municipais, entre outros.

Fonte: Agência Belém