Com a chegada do feriado nacional do Dia do Trabalhador, alguns serviços podem sofrer alterações no horário de funcionamento na Grande Belém. Em alguns espaços turísticos, culturais, e de prestação de serviço para a população, vão sofre alteração em seu horário de funcionamento. Confira o que abre e o que fecha na capital:
Estação das Docas
Neste feriado do trabalhador, a Estação abrirá normalmente ao público, de 10h às 00h.
O complexo é aberto ao público diariamente. Às segundas e terças funciona das 10h à meia-noite; às quartas, das 10h à 01h; de quinta a sábado, das 10h às 2h da madrugada, e aos domingos, das 09 à meia-noite.
Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”
Na próxima segunda-feira, 1º de maio, o Parque abrirá ao público de 6h às 17h.
O local funciona de quarta a segunda, das 06 às 17h, e fecha todas as terças para manutenção.
Neste fim de semana, será possível visitar, durante o passeio no Parque, a Feira da biodiversidade, que ocorre todos os sábados e domingos no local. O público tem acesso a produtos orgânicos, artesanatos, biojoias e plantas ornamentais comercializados por agricultores familiares, artesãos e empreendedores regionais. A Feira ocorre no espaço do acolhimento, logo na entrada do Parque, de 7h às 13h.
Parque Zoobotânico Mangal das Garças
O Mangal das Garças, que normalmente fecha às segundas para manutenção semanal, estará aberto, excepcionalmente, para que o público possa aproveitar o feriado no local. A manutenção será transferida para a terça-feira, dia 2, quando o parque estará fechado, também excepcionalmente.
O espaço funciona de terça a domingo, das 08 às 18h. Fecha às segundas para manutenção. O local funcionará normalmente neste feriado.
No domingo, 30 de abril, o Mangal terá programação infantil gratuita com mais uma edição do projeto Ecoarte, que trará como atração o Clube da Animação, que irá realizar contação de histórias e momentos de recreação. A programação tem início às 9h30.
Correios
Os Correios informam que não haverá atendimento nas agências na próxima segunda-feira (1º), em razão do feriado do Dia do Trabalho. No dia 29, o funcionamento ocorrerá normalmente nas unidades que realizam atendimento aos sábados. Neste dia, também serão realizadas atividades de entrega.
Shoppings
Castanheira – 1° de maio
Supermercado: 7h às 22h
Praça de alimentação e parques de diversões: 12h às 22h
Cinema e academia: de acordo com suas programações
Lojas: FECHADAS.
Parque Shopping Belém – 1º de maio
Lojas: Fechadas
Praça de alimentação e lazer: 11h às 22h
Restaurante: 11h30 às 23h
Cinema: Conforme a programação.
Shopping Metrópole Ananindeua – 1º de maio
Lojas: Fechadas
Praça de Alimentação e Lazer: 12h às 22h
Cinema: conforme a programação.
Academia Machida: 9h às 15h
Boulevard Shopping Belém – 1º de maio
Lojas: Fechadas
Praça de Alimentação e Lazer: 11h às 22h
Restaurantes: 11h às 00h
Cinema: conforme a programação.
Serviços essenciais em Belém
Diante da importância da data, Belém continuará oferecendo os serviços essenciais nos órgãos públicos da administração direta e indireta, conforme prevê o Decreto nº. 106.179/2023, publicado no Diário Oficial do Município dia 14 de fevereiro deste ano.
O decreto municipal estabelece feriados nacionais, estaduais e municipais e os dias de ponto facultativo. Dispõe, ainda, sobre o funcionamento das repartições públicas municipais da administração direta e indireta ao longo deste ano, sem gerar prejuízo na prestação de serviços considerados essenciais à população.
O artigo 2º do decreto destaca que todas as repartições públicas municipais serão abrangidas nos dias de feriados e pontos facultativos, com exceção de pessoal vinculado às unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população.
Neste caso, consideram-se essenciais: a fiscalização e o Departamento de Feiras, Mercados e Portos da Secretaria Municipal de Economia (Secon); das unidades que possuam Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma); Central de Leitos; Unidade de Pronto Atendimento (UPA); Departamento de Vigilância em Saúde (Devs); Hospital Geral de Mosqueiro; Central de Ambulância 192 (Samu); dos hospitais do Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti e Humberto Maradei Pereira; das unidades que possuam Urgência e Emergência do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb).
Além dos cemitérios; do Departamento de Resíduos Sólidos (Dres), da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan); dos setores operacionais da Semob; dos Serviços de Proteção Social de Média e Alta Complexidade; rede de abrigos e casa de passagem; do serviço de acolhida em abrigo para crianças e adolescentes; do serviço de acolhida em abrigo para mulheres vítimas de violência; serviço de acolhida em abrigo para adultos e famílias em situação de rua; e setor de calamidade e emergência (Sicape).
São ainda essenciais os serviços do Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua; das unidades de plantão da Funpapa e conselhos tutelares; dos serviços essenciais da Guarda Municipal de Belém; área de arrecadação; e todo o pessoal sob regime de escala de serviços ou regime de plantão, a fim de que o atendimento à população não sofra interrupção.