Divulgação Equatorial.
Divulgação Equatorial.

Veja orientações sobre cuidados necessários com a rede elétrica em construções civis

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Como parte de sua campanha de segurança, a Equatorial Pará orienta à população que, antes de iniciar a construção ou reforma de um imóvel, é importante observar a localização da rede elétrica, principalmente, se for necessário instalar andaimes e construir marquises ou sacadas. O alerta da distribuidora de energia é de modo preventivo para evitar acidentes com trabalhadores da construção e com a população em geral, que também pode ser vítima.

A empresa destaca que é importante analisar previamente os trabalhos da obra e a localização da rede, para que, caso seja necessário, se instale barreiras protetoras para garantir o manuseio seguro de vergalhões, tábuas ou canos, por exemplo.

CONTINUE LENDO...

É necessário também ter ciência de que paredes, janelas e sacadas não podem ser erguidas em uma distância menor que 2,5 metros da rede de energia. Isso evita toques acidentais na fiação que podem resultar em acidentes graves. Além disso, não se deve mexer nos fios da rede como forma de afastá-los do local da construção. Somente profissionais da distribuidora estão aptos a realizar este tipo de manuseio.

O executivo de segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, alerta que somente trabalhadores qualificados devem ser contratados para executar as obras, a fim de evitar ocorrências que podem levar até a morte.

“Para que o acidente com energia aconteça, nem sempre a pessoa precisa tocar no cabo. Em algumas situações, somente a aproximação pode ocasionar uma descarga por indução elétrica, gerando um acidente. Por isso é tão importante contratar pedreiros, pintores, técnicos que são experientes e conhecem as regras de segurança e poderão trabalhar para resguardar sua vida”, afirma.

Vale destacar que, durante toda a obra, os profissionais precisam utilizar equipamentos de proteção, como por exemplo, capacetes e luvas. Caso a obra ou reforma seja na parte interna do imóvel, o ideal é restringir o acesso a estas áreas, principalmente se houver crianças em casa. Outra orientação é utilizar sempre produtos certificados pelo Inmetro, pois, sem esse atestado ou certificação, eles podem ocasionar choques e curtos-circuitos, além de problemas com o consumo.

Cuidado redobrado

As obras que são realizadas em telhados e construções de dois ou mais andares, merecem uma atenção especial, pois ficam mais suscetíveis a acidentes com a rede de média tensão. Muitas vezes a simples aproximação já pode causar um choque com queimaduras graves e até mesmo fatais.

Ao manusear telhas galvanizadas e calhas, certifique-se de que não estas não irão tocar os fios e cabos energizados. Os andaimes devem ser construídos longe de rede elétrica, assim como as pinturas de fachadas e as instalações de painéis devem ser mantidas a uma distância segura da rede de energia. Utilize anteparo, divisórias, telas, redes, pois esses recursos isolam as aéreas de trabalho e impedem a aproximação de equipamentos, materiais e ferramentas da rede.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }