Durante sua visita em Belém nesta sexta-feira, 28, para inauguração do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), o ministro das comunicações, Juscelino Filho, revelou que deve retornar ao Pará em maio, junto com o presidente Lula. A agenda será para inaugurar uma infovia subaquática, que vai ligar pelo rio a cidade de Santarém até Manaus, no Amazonas.
Durante sua visita em Belém nesta sexta-feira, 28, para inauguração do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), o ministro das comunicações, Juscelino Filho, revelou que deve retornar ao Pará em maio, junto com o presidente Lula. pic.twitter.com/EokZACDEjf
— Portal Roma News (@RomaNewsOficial) April 28, 2023
A Infovia 01 terá 1.100 km de extensão e é implantada pela EAD/Seja Digital com o saldo da digitalização da TV aberta, recursos provenientes do leilão de 700 MHz de 2014. Nesse processo, também será executada a interligação de Curuá a Alenquer, no Pará.
As infovias levam conectividade a instituições de ensino e pesquisa, hospitais, centros de saúde e unidades do poder judiciário. Porém, cada uma das consorciadas terá disponível por 15 anos (prazo renovável) um par de fibra óptica para explorar comercialmente a capacidade, seja por meio da venda de pacotes a usuários finais ou compartilhando a infraestrutura com operadoras e provedores, de forma neutra, oferecendo os serviços abertamente e em iguais condições para todos que usam a infraestrutura.
O ministro Juscelino Filho participou da cerimônia de entrega da unidade que irá capacitar cerca de 1 mil pessoas e doar 1,5 mil computadores a entidades da região. O investimento do Ministério das Comunicações será de R$ 1,4 milhão para executar o projeto até o fim de 2024.
Na ocasião, o ministro também realizará a entrega de 20 computadores para a Escola Prof. Ruth Rosita Gonzales e mais 20 equipamentos para dois projetos sociais da região.