Foto: Agência Belém
Foto: Agência Belém

Veja receitas com tucupi para arrasar no almoço do Círio deste ano

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Com a chegada do Círio de Nazaré, em Belém, as receitas com tucupi ganham ainda mais destaque na culinária paraense. O tucupi é um ingrediente essencial para o preparo do pato no tucupi e do tacacá, pratos tradicionais que fazem parte da celebração religiosa.

Além disso, o tucupi também pode ser utilizado em outras receitas deliciosas, como o vatapá de camarão e o caruru paraense. Não deixe de experimentar essas iguarias e se encantar com os sabores únicos da culinária paraense durante o Círio.

CONTINUE LENDO...

Pensando nisso, reunimos alguma receitas com tucupi que vão te surpreender. Confira:

Moqueca de pirarucu no tucupi

INGREDIENTES:

3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas em cubinhos
2 dentes de alho grandes espremidos
2 pimentões verdes e 2 amarelos em cubinhos (reserve algumas rodelas para decorar)
2 tomates em cubinhos (reserve algumas rodelas para decorar)
6 pimentas-de-cheiro
1 maço de cheiro-verde picado (reserve um pouco para decorar)
1 kg de filés de pirarucu frescos
400 ml de tucupi
1 vidro de leite de coco (200 ml)
Suco de 3 limões

MODO DE PREPARO:

Em frigideira grande ou wok, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione os pimentões, refogue e acrescente o tomate, as pimentas e o cheiro-verde. Cozinhe até formar um molho e acomode os filés. Junte o tucupi e deixe cozinhar até o peixe amaciar. Regue com o leite de coco e o suco de limão, distribua as rodelas de pimentão e tomate, salpique cheiro-verde e retire do fogo.

Tacacá com tucupi

INGREDIENTES:

1 xícara (chá) de polvilho azedo
2 litros de água
500 ml de tucupi
2 dentes de alho picados
½ maço de chicória
½ maço de alfavaca
½ maço de jambu cozido e espremido
300 g de camarões secos demolhados e escorridos
Sal e pimenta-de-cheiro a gosto

MODO DE PREPARO:

Numa tigela, misture bem o polvilho com a água, e leve ao fogo, mexendo até engrossar. Observação: Este é o mingau de goma. Numa panela, coloque o tucupi e tempere com o alho, a chicória, a alfavaca e o sal, leve ao fogo e deixe levantar fervura. Baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos. Em cada cuia, coloque 2 colheres (sopa) do tucupi, uma concha do mingau de goma, algumas folhas de jambu e 5 camarões, sal e pimenta-do-reino.

Filhote no Tucupi

INGREDIENTES:

Filhote:
750g de filhote
Suco de 1 limão médio
2 dentes de alho ralados
1 colher (sopa) de azeite de oliva
100g farinha de mandioca fina do Pará
½ cebola pequena picada
1 colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto
Molho de tucupi:
1 ½ xícara (chá) de Tucupi
1 colher (chá) de amido de milho
1/3 colher (chá) de açafrão em pó
Arroz de jambu:
150g jambu
200g de arroz parboilizado al dente

MODO DE PREPARO:

Filhote:
Massageie o filhote com o alho ralado, sal e o suco de 1 limão médio. Em fogo baixo, Coloque na frigideira antiaderente uma colher de sopa de azeite de oliva e deixe aquecer. Coloque o filhote com a pele para baixo e deixe tostar por 5 minutos, depois vire o peixe e deixe dourar por mais 5 minutos.
Molho de tucupi:
Enquanto o peixe doura, em outra panela, Dissolva 1 colher de chá de amido de milho em meia xícara de Tucupi em temperatura ambiente, acrescente o açafrão em pó. Leve ao fogo baixo, sempre mexendo, até o molho espessar e ficar com uma textura aveludada. Quando atingir o ponto desejado, reserve.
Arroz de jambu:
Em uma panela Com água fervendo, cozinhe 150g de jambu por 5 minutos. Após, desligue o fogo e deixe terminar de cozinhar até que fique com uma textura macia e reserve. em fogo baixo, aqueça 1 xícara de Tucupi, acrescente o arroz e o jambu reservados. Deixe o arroz absorver o Tucupi até secar e reserve. Para a farofa, em fogo baixo aqueça a manteiga e refogue a cebola. Após dourar, acrescente a farinha e tempere com sal a gosto. Mexa atédourar. Após tudo pronto, basta montar o prato.

Pernil temperado no tucupi

INGREDIENTES: 

1 peça de pernil temperado sem osso
2 litros de tucupi
1 cebola picada
1 pimentão-verde picado
4 dentes de alho
5 maços de jambu
2 xícaras (chá) de arroz
10 colher (sobremesa) de sal
1 maço de coentro

MODO DE PREPARO: 

Descongele o pernil e tempere com alho amassado. Leve ao forno alto (220 °C) por 1h30. Deixe esfriar, corte em 20 pedaços e reserve. Refogue a cebola, o pimentão e o alho com 1 colher (sobremesa) de sal. Acrescente o tucupi e deixe ferver por 15 minutos. Coloque o pernil e deixe ferver por mais 15 minutos. Lave bem o jambu, separe em pequenos galhos e adicione na panela. Deixe ferver por mais 10 minutos e descansar por 15 minutos. Sirva ainda quente acompanhado de arroz branco.

Pão de queijo com tucupi e jambu

INGREDIENTES: 

500 g polvilho doce
200 ml de tucupi temperado
90 ml de azeite de castanha do Brasil (castanha do Pará)
250g de queijo parmesão ralado
15g de sal refinado
150g de jambu cozido e picado
1 ovo

MODO DE PREPARO:

Coloque o polvilho e o sal na batedeira e misture. Reservar. Coloque o tucupi e o azeite para ferver. Após a fervura, escalde o polvilho, misture bem com a raquete da batedeira e deixar esfriar um pouco. Acrescente o queijo ralado, misture um pouco, em seguida coloque o jambu e por último o ovo. Bata bem. Retire e modele os pães de queijo com peso de 30 gramas aproximadamente. Coloque em formas e leve ao forno preaquecido a 180 ºC por aproximadamente 30 minutos.


Pirarucu Frito no Tucupi

INGREDIENTES:

400g de pirarucu
500ml de caldo de tucupi
azeite a gosto
100g jambú (1/3 do maço)
coentro a gosto
tomate cereja a gosto
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 xícara (chá) de arroz branco
4 dentes de alho
1 cebola
3 colheres (sopa) de aviú

MODO DE PREPARO:

Em uma panela funda com azeite, refogue alho até dourar. Em seguida, adicione o tucupi, frite o pirarucu e adicione ao caldo de tucupi. Em outra panela, refogue alho e a cebola. Adicione o arroz e misture bem. Acrescente água e finalize com o aviú. Coloque essa mistura na panela de tucupi e adicione legumes e coentro a gosto.

Imagens: Shutterstock

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }