A fé por trás da produção de maniva para o almoço do Círio

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O Portal Roma News preparou uma série de reportagens especiais sobre os tradicionais ingredientes da culinária do Círio. Neste episódio, vamos conhecer a etapa de produção da maniva, o ingrediente base da feijoada dos paraenses, a maniçoba.

Você vai poder conferir todo o processo da maniva, antes dela chegar nas mesas dos paraenses. Vamos conhecer como funciona a preparação dos produtores, o aumento da demanda para esse período e vamos falar sobre devoção à Nossa Senhora de Nazaré.

CONTINUE LENDO...

A nossa equipe foi até a zona rural da Vila de Americano, no município de Santa Izabel do Pará, onde conhecemos cada etapa da colheita da maniva. Em seguida, fomos até o Ver-O-Peso para conferir a moagem das folhas, o cozimento é a comercialização do produto.

Maniva

A maniva é a folha moída da mandioca (Manihot esculenta Crantz) que na culinária paraense é ingrediente principal de um dos pratos mais apreciados na região – a maniçoba. A maniçoba é bem parecida com a feijoada, mas no lugar do feijão, usa-se a folha da mandioca moída (maniva) que deve cozinhar por ao menos sete dias.

Esse ritual perfuma a cidade no mês de outubro e tem uma razão muito importante. A espécie Manihot esculenta Crantz que pode ser a mandioca, a macaxeira (mandioca mansa, aipim), possui alto teor de ácido cianídrico, ou seja, o veneno cianeto, e precisa desse tempo cozimento para ser eliminado e assim, seguro ao consumo humano.

A apresentação é do repórter, Chrystian Machado, e as imagens são do cinegrafista Marlon Pereira.

Confira o segundo episódio:

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }