Divulgação/Agência Belém
Divulgação/Agência Belém

Adepará alerta para os cuidados com os alimentos para o Círio de Nazaré

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado Pará (Adepará) divulgou nesta quinta-feira, 29, os cuidados ao comprar os típicos produtos consumidos no tradicional Círio de Nazaré. Todos os produtos de origem animal e vegetal precisam estar de acordo com a regulamentação, antes de serem preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito.

A garantia dessa qualidade é atestada pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE), certificação que garante que o produto possui controle, fiscalização e inspeção pela Agência. Portanto, o registro de um produto na Adepará significa para o consumidor a segurança de que ele está adquirindo um produto de acordo com as normas e exigências sanitárias.

CONTINUE LENDO...

Os alimentos não produzidos dentro de condições mínimas de higiene podem conter bactérias ou outros microrganismos, que podem prejudicar a saúde da população.

Para ter a garantia de que um produto foi fabricado em estabelecimento registrado e em boas condições, o consumidor pode conferir os selos de inspeção impressos no rótulo da embalagem. São eles:

-Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

-Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adepará

-Registro Artesanal da Adepará

-Serviço de Inspeção Federal (SIF)

-Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi)

Assim, a recomendação da Agência é a de que o consumidor verifique no rótulo todas as condições que estão sendo oferecidas, como: quem fabricou, data de fabricação, prazo de validade, lote, informações nutricionais e todas as informações inerentes ao produto, para que assim possa ter a garantia de estar consumindo um produto seguro e inspecionado pelos órgãos oficiais.

A Agência de Defesa Agropecuária tem se comprometido em alinhar suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, garantir a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, por meio da promoção de uma agricultura sustentável, conforme estabelece o ODS 2.

“Estamos presentes em todos os pontos da cadeia de produção agropecuária, desde a entrada na propriedade rural até na manipulação e obtenção dos produtos que vão para a mesa do consumidor. Nosso trabalho culmina na manutenção da sanidade da produção, refletindo na segurança alimentar da população paraense”, informa o diretor geral da Adepará, Jamir Macedo.

Certificação

Os produtos mais consumidos durante as festas do Círio, como maniva, farinha e tucupi precisam estar registrados pela Agência de Defesa. Para iniciar o processo de regularização de uma agroindústria é necessário preencher requerimento para cadastramento da produção artesanal. Podem cadastrar-se pessoas físicas e jurídicas com a devida documentação.

Para o produtor, a certificação é a garantia de que ele pode comercializar em todo o estado. Para adquirir um dos registros, incluindo o Selo Artesanal para pequenos produtores, da Agência é preciso que os estabelecimentos adotem critérios para fabricação em relação às condições higiênico-sanitárias e garantam que o produto final esteja dentro dos padrões de identidade e qualidade, mantendo as características sensoriais e nutricionais.

O produtor que precisa se regularizar deve procurar o escritório local da Adepará em seu município ou a Gerência de Inspeção e Classificação Vegetal (GICV). É preciso apresentar ao GICV documentos pessoais e fazer o requerimento solicitando o registro da empresa. Os documentos são: RG, comprovante de residência e CPF. No site da Adepará estão listados os endereços dos escritórios da Agência em todos os municípios. Você pode acessar o site clicando aqui.

Com informações da Adepará

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }