Foto: Carlos Sodré/Arquivo Agência Pará
Foto: Carlos Sodré/Arquivo Agência Pará

Belém e Martinica estabelecem tratado para cooperação em cultura, esporte, saúde, educação e turismo

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (Corint), deve estabelecer um termo de cooperação descentralizada com a cidade de Fort-de-France, capital da Martinica, na ilha do Caribe. O termo que oficializa a cooperação será assinado na segunda-feira, dia 9 de maio.

O documento prevê parcerias entre as cidades, adotando um formato de cooperação regional e descentralizada. A realização desta cooperação poderá ser feita pela intervenção das cidades ou de terceiros, como atores públicos ou privados, desde que haja o respeito ao espírito de cooperação, ajuda mútua, solidariedade e fraternidade. 

CONTINUE LENDO...

por meio de ações estratégicas já planejadas entre as duas localidades. 

“Isso significa a retomada da relação com o Caribe de influência francesa e a Amazônia. Essa relação foi inaugurada no segundo governo do prefeito Edmilson, quando foi assinado pela primeira vez o tratado que, na época, deu muitos frutos, entre eles a ligação aérea entre as duas localidades”, explica o coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Belém, Luiz Arnaldo Campos.

Cooperação retomada

Essa é a segunda vez que Belém estabelece cooperação com a cidade de  Fort-de-France. A primeira ocorreu em 9 de outubro de 2001 e foi concretizada pelos prefeitos das cidades de Fort-de-France e de Belém, na época, Serge Letchimy e Edmilson Rodrigues, respectivamente. 

Voo Belém-Martinica

Como primeira ação concreta dessa cooperação entre Belém e a Martinica está a reativação da linha aérea entre o Caribe francês e Belém, da companhia Air France. Será um voo semanal e vai fomentar a economia e, principalmente, o turismo entre as duas localidades. 

Programação

A programação, que marca a cooperação entre Belém e Fort-de-France, já se inicia na manhã deste sábado, 6, no espaço Aruna, na ilha do Combu, com um encontro de empresários e representantes do poder público das duas cidades. Participam deste momento, por exemplo, os prefeitos de Belém e de Fort-de-France e o governador da Martinica, Serge Letchimy. Já na segunda-feira, 8, ocorrerá a assinatura de reativação do tratado de cooperação entre Belém e a Martinica no palacete Bolonha.

Fonte: Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS