Divulgação/ Agência Pará
Divulgação/ Agência Pará

Segurança terá reforço de mais de 12 mil agentes durante procissões do Círio na Grande Belém

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) irá apresentar em uma coletiva de imprensa, conduzida pelo secretário Ualame Machando, nesta quarta-feira, 5 , às 15h, as ações que serão realizadas de forma integrada na ”Operação Círio 2022”, com o intuito de garantir a segurança e a tranquilidade de romeiros e turistas, durante a quadra nazarena. 

A Segup coordenará 17 ações que envolvem a festividade do Cirio de Nazaré, incluindo 13  procissões, 3 eventos relacionados ao período da festividade e uma ação de apoio à Diretoria da festa, que é a “Caminhada dos Romeiros”.  Mais de 12 mil agentes das forças de segurança pública estadual, além de orgãos parceiros, estarão empregados nas ações, que vem sendo planejadas há alguns meses antecedentes à programação. Também serão empregadas mais de 1.500 viaturas. 

CONTINUE LENDO...

A partir de 7h, da próxima sexta-feira, 7, será ativado o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC), na AV. Almirante Barroso, 735, em Belém, que estarão reunidos representantes de todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública Estadual, além de órgãos parceiros, para o monitoramento das ações planejadas e o acompanhamento das movimentações nas vias e romarias em tempo real.

Uma das novidades da Operação Círio 2022 é a instalação do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, no largo do redondo, na avenida Nazaré esquina com a travessa Quintino Bocaiuva, no bairro de Nazaré, em Belém. O local integra o percurso das maiores procissões da festividade. O trajeto da festividade terá câmeras de videomonitoramento, sob o monitoramento dos órgãos do sistema de segurança. Este acompanhamento em tempo real garante celeridade numa eventual necessidade de tomada de decisão frente a intercorrências. O Centro também funcionará como um ponto de apoio para os agentes de segurança e a população.

Serão instalados 20 pontos de observação no percurso das romarias, trasladação e Círio, de onde será também observada toda a movimentação e, diante de qualquer emergência, a população poderá ter acesso a agentes de segurança. 

A operação reunirá agentes das Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiro Militar, Departamento de Trânsito do Estado, Secretaria de Administração Penitenciária, Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, além de órgãos parceiros, municipais e federais. 

Fonte: Agência Pará

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }