Ver-o-Peso começa a ser preparado para o Círio de Nazaré

Começou nesta quarta-feira, 21, e segue até a semana das festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, uma ação da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), para desobstruir as calçadas da Boulevard Castilho França, em frente ao Complexo do Ver-o-Peso. A meta é garantir a...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 16:58

Começou nesta quarta-feira, 21, e segue até a semana das festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, uma ação da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), para desobstruir as calçadas da Boulevard Castilho França, em frente ao Complexo do Ver-o-Peso. A meta é garantir a comercialização segura dos trabalhadores e o livre acesso dos consumidores e visitantes no maior cartão postal de Belém.

'Fizemos essa ação ano passado e deu certo. A Secon realizou um trabalho de sensibilização com os permissionários do Complexo para também nos ajudar no ordenamento, já que com as proximidades do Círio é comum a ocupação irregular. Agora, estamos com o mesmo objetivo de preservar a área destinada ao passeio público', explicou o secretário municipal de economia em exercício, Carlos Marques.

'Com as mercadorias organizadas dá até para os clientes visualizarem melhor', diz o vendedor de hortifrúti, Wilson Rodrigues. O permissionário revela que chega a ficar até 8h da noite na feira. 'No Círio de Nazaré o movimento é ainda maior, aqui não é só um espaço de comercialização, temos turismo e muita história', completou Wilson, que atua há 40 anos no Ver-o-Peso.

Terezinha de Jesus Ramos chegou ontem de Belo Horizonte em uma excursão de aposentados da Universidade Federal de Minas Ferais (UFMG) e aprovitaram para conhecer o 'famoso cartão postal de Belém'. A turista diz estar encantada com as variedades de produtos que existem na feira.

'Comprei castanha do Pará, geleia de cupuaçu e licor de açaí. Transitei por todo o espaço e achei organizado, algo fundamental para a acessibilidade', enfatiza a aposentada.

Ordenamento – Segundo o diretor de Feiras, Mercados e Portos da Secon, Pedro Amilton, estão cadastrados para atuar no Complexo do Ver-o-Peso cerca de 950 permissionários, além dos ajudantes desses trabalhadores.

'Por isso, para essa ação, contamos com um reforço que envolve um efetivo de 30 pessoas da Secon, além da Guarda Municipal de Belém (GMB) e os próprios representantes de cada setor da feira. Esse trabalho em parceria certamente vai garantir a organização do nosso Ver-o-Peso', concluiu Pedro Amilton.

}}Fonte: Agência Belém