As mudanças climáticas impactam os peixes de igarapés?

Os pequenos cursos d'água da Amazônia abrigam uma ampla biodiversidade de espécies vulneráveis

Imagem de perfil de Giovanni Palheta

Giovanni Palheta

Publicado em 23 de julho de 2024 às 16:25

Igarapé amazônico
Igarapé amazônico Crédito: Giovanni Palheta

Os efeitos das mudanças climáticas estão mais visíveis a cada dia que passa. Quem vem acompanhando as notícias nos últimos anos (ou meses), sabe que existe uma frequência maior de eventos climáticos extremos como alagamentos, secas e afins. Quando falamos desses efeitos na Amazônia, pensamos logo em queimadas e ambientes terrestres, mas e os ambientes aquáticos?!

As espécies, como insetos e peixes, que vivem em igarapés podem ser afetadas pelas mudanças climáticas, e sim, nós conseguimos detectar isso. Sabemos que as mudanças na temperatura da água podem influenciar o metabolismo dos peixes, afetando seu crescimento, reprodução, comportamento, por exemplo. Espécies sensíveis a essas variações enfrentam dificuldades para adaptar-se a mudanças abruptas, o que resulta na diminuição das suas populações. Essas mudanças no clima podem alterar os padrões de chuva na região amazônica, impactando os ambientes onde os peixes vivem.

Os impactos na disponibilidade de habitat e na conectividade dos sistemas aquáticos, afetam a distribuição e a diversidade das espécies de peixes. Como mencionei anteriormente, as mudanças no clima estão associadas ao aumento na frequência de eventos climáticos extremos, como enchentes e secas. Esses eventos, podem causar perturbações drásticas nos ecossistemas aquáticos, resultando na perda de espécies, habitat na e estrutura das comunidades de peixes. Além disso, essas mudanças afetam a disponibilidade de alimentos para os peixes, incluindo o fitoplâncton, zooplâncton e outros organismos aquáticos que compõem a base da cadeia alimentar.

Toda essa perturbação gera efeitos em cascata, afetando a biodiversidade de espécies. Algumas pesquisas indicaram que em menos de duas décadas foi possível detectar alterações na composição de espécies de peixes de riachos amazônicos, e nas funções deles no ecossistema, veja aqui. Os peixes dos riachos amazônicos também podem responder rapidamente às mudanças climáticas. Não só em riachos, essas mudanças também foram observadas na composição de espécies de peixes de lagos na Amazônia.

Peixes em igarapés
Peixes em igarapés Crédito: IA Bing

Nossos ecossistemas funcionam de maneira integrada e assim como todas as espécies, dependemos dos recursos provenientes da floresta e dos ecossistemas aquáticos. Deixo com você essa reflexão: O que faremos para proteger nossos ecossistemas?