Caos no trânsito da Grande Belém

O trânsito está caótico – para não dizer insuportável – na rodovia BR-316, onde estão sendo executadas obras do BRT Metropolitano pelo governo do Estado. Os transtornos causados pelos engarrafamentos, sabemos, é para melhorar a vida da população, mas o que todos também sabem é que o sofrimento não deveria ser tanto assim, tivessem sido...

Publicado em 29 de fevereiro de 2024 às 15:11

O trânsito está caótico – para não dizer insuportável – na rodovia BR-316, onde estão sendo executadas obras do BRT Metropolitano pelo governo do Estado. Os transtornos causados pelos engarrafamentos, sabemos, é para melhorar a vida da população, mas o que todos também sabem é que o sofrimento não deveria ser tanto assim, tivessem sido tomadas as devidas providências, num trabalho conjunto entre governo e prefeituras da Região Metropolitana, principalmente no que diz respeito à sinalização.

Durante a noite, as muretas de concreto usadas para fazer os desvios ficam praticamente invisíveis, pois não há iluminação, nem tampouco placas indicativas que sinalizem de maneira clara esses desvios, confundindo os motoristas, que não raro entram nos retornos por engano. Para piorar, as viaturas do Detran estacionadas nos canteiros da obra servem de hotel para os agentes de trânsito, raramente vistos do lado de fora trabalhando, nem mesmo nos horários de pico.

Pelo visto, só há um jeito: rezar para as obras acabarem logo e torcer para que o empreendimento não se transforme em outro 'elefante branco', como é o BRT da Prefeitura de Belém. Ao longo da avenida Almirante Barroso impera o engarrafamento, ao lado das duas pistas do BRT praticamente vazias durante todo o tempo, com estações de ônibus até hoje sem uso, mas já caindo aos pedaços. É dinheiro público jogado fora, transtorno sem solução, uma sina que a população paraense realmente não merece.