Campeão entre estaduais no Pará, Chamonzinho é reeleito com mais de 107 mil votos

Wenderson Azevedo Chamon, Chamonzinho (MDB) foi reeleito com mais de 107 mil votos, essa é a primeira vez na história das eleições no Pará que um político do sul e sudeste do estado fica a frente dos demais deputados estaduais. O segundo colocado, deputado Francisco das Chagas Melo Filho, o Chicão, também do MDB e...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 17:11

Wenderson Azevedo Chamon, Chamonzinho (MDB) foi reeleito com mais de 107 mil votos, essa é a primeira vez na história das eleições no Pará que um político do sul e sudeste do estado fica a frente dos demais deputados estaduais.

O segundo colocado, deputado Francisco das Chagas Melo Filho, o Chicão, também do MDB e atual presidente da Assembleia Legislativa do Pará, ficou com 90 mil votos.

Nas eleições de 2018, Chamonzinho já havia conseguido votação em impressionantes 116 municípios paraenses, o equivalente a 80,5% dos 144. Compareceram este ano 142.921, mas houve apenas 139.478 votos válidos.

Em Marabá, cidade natal do candidato, Chamonzinho alcançou 19.592 votos. O percentual de abstenção no município foi alto, com mais de 42 mil eleitores que não compareceram às urnas neste primeiro turno. Também foram registrados abstenção de 45 mil votos, número considerado alto, em relação ao total de eleitores, que é de 185.129.

A votação histórica de Chamonzinho e a eleição de Helder Barbalho ainda no primeiro turno contribuíram, também, para que o MDB elegesse a maior bancada de deputados estaduais na Assembleia Legislativa, com pelo menos nove parlamentares.

O candidato acompanhou a apuração da eleição ao lado de sua esposa, Mariana Chamon, em Curionópolis, onde diversos correligionários comemoraram a votação histórica.

}}Com informações Correio Carajás.