Missão internacional está em Brasília e afirma que 'urna eletrônica é referência para o mundo'

Neste domingo, 2, a organização internacional Missão de Observação Eleitoral (MOE) está em Brasília para acompanhar as eleições no país. O grupo quer entender como funciona o processo eleitoral brasileiro e fiscaliza as operações na disputa deste ano. Na capital, a diretoria da missão visitou uma seção eleitoral...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 17:11

Neste domingo, 2, a organização internacional Missão de Observação Eleitoral (MOE) está em Brasília para acompanhar as eleições no país. O grupo quer entender como funciona o processo eleitoral brasileiro e fiscaliza as operações na disputa deste ano.

Na capital, a diretoria da missão visitou uma seção eleitoral no Colégio Marista, na Asa Sul. O grupo formado por quatro pessoas fez vistorias em três urnas e conversou com alguns eleitores nos corredores do local. O que se ouvia eram pedidos de paz nas eleições em prol da democracia.

O chefe da missão, Rúben Ramirez, afirmou o papel da fiscalização para assegurar a legitimidade do sistema nacional. Segundo ele, até o momento, as urnas brasileiras funcionam em 'completa normalidade'.

'O sentimento é de que a democracia está sendo cumprida. Essa eleição é muito importante, não só para o Brasil, mas para a América Latina em geral. Convocamos todos os brasileiros às urnas, para que esta data seja completa e a missão democrática seja realizada', disse Rúben Ramirez.

A MOE vai acompanhar a eleição até o fechamento da votação, em seções de 15 estados e no Distrito Federal. A missão ainda observa a apuração em dois locais nos Estados Unidos, Miami e Washington. O planejamento da organização prevê a entrega de um relatório ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os pontos de destaque nas eleições. Esse documento será enviado até amanhã, sendo que, ao fechamento das urnas, a missão fará um pronunciamento sobre as eleições brasileiras.

Com informações do Correio Braziliense