Saiba como utilizar o transporte público em Belém e no Pará nestas eleições

Os eleitores que votam no segundo turno das eleições deste domingo, 30, após uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que dispõe à população a gratuidade do transporte público. No Pará, tanto o governo, quanto prefeituras colocaram os transportes públicos à disposição da população. Por isso, saiba como...

Publicado em 25 de junho de 2024 às 21:07

Os eleitores que votam no segundo turno das eleições deste domingo, 30, após uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em que dispõe à população a gratuidade do transporte público. No Pará, tanto o governo, quanto prefeituras colocaram os transportes públicos à disposição da população.

Por isso, saiba como usufruir dessa medida, o eleitor pode se deslocar de forma fluvial, terrestre municipal e intermunicipal.

Região Metropolitana- Transporte Coletivo

O transporte coletivo será gratuito em Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará. A gratuidade será das 4h às 23h59.

De acordo com o Setransbel, que representa as empresas prestadoras do serviço, não haverá cobrador durante todo o dia e as catracas serão travadas.

O embarque e desembarque de passageiros poderão ser feitos pela porta dianteira ou traseira do ônibus, segundo o sindicato.

Transporte Intermunicipal- Marítimo e Terestre

Após a autorização estadual do decreto nº 2.695/2022, o uso gratuito de transporte intermunicipal rodoviário e fluvial para o eleitor que vota em um município diferente de onde mora, desde que comprove a identidade e o local de votação com título impresso ou digital, para garantir o deslocamento gratuito.

De acordo com o decreto estadual, o prazo de gratuidade para deslocamento intermunicipal em razão de voto no segundo turno é de 15h do dia 28 de outubro (sexta) de 2022 até as 7h do dia 31 de outubro (segunda-feira) de 2022.

O eleitor deve apresentar o título eleitoral para ter acesso à passagem de forma gratuita. Na volta, a pessoa também deve apresentar o comprovante de votação e a passagem de ida.