Hoje, 2, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza a cerimônia de lacração dos sistemas que serão utilizados nas urnas eletrônicas durante às eleições de outubro. Logo após a assinatura, os programas serão fechados digitalmente e fisicamente e serão armazenados na sala-cofre do Tribunal. O atual presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, participa da solenidade, marcada para 10h.
Durante toda esta semana, uma equipe composta por dez técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal (STI) fez a compilação dos programas do sistema eletrônico de votação para verificar a sua perfeita integridade e funcionamento.
O objetivo do TSE é mostrar a confiabilidade do processo, para garantir ao eleitor que, no momento em que o voto é registrado na urna, seja computado de forma totalmente segura. Nesta etapa, os programas relacionados ao Sistema Transportador, que transmite os dados registrados nas urnas eletrônicas ao mecanismo de totalização de votos dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) são assinados e lacrados. Também são finalizados o conjunto de softwares da urna eletrônica que serão utilizados nas eleições de outubro.
A cerimônia é uma das etapas finais do ciclo de verificação dos programas que serão usados nas votações do primeiro e do segundo turno das eleições, marcados para 2 e 30 de outubro.
Com informações da CNN Brasil