O artista visual Maurício Igor foi o vencedor da 9ª edição do Prêmio AF de Arte Contemporânea, em Santa Catarina, e ganhou uma residência artística em Paris. O paraense vendendo suas obras para ajudar nos custos da viagem e se manter na capital francesa durante a sua residência.
A premiação ocorreu no final de novembro de 2022 e o paraense foi um dos 3 finalistas que participaram de uma exposição coletiva, apresentando parte de sua trajetória. “Eu apresentei trabalhos em fotografia, vídeos e uma pintura. Foi de uma alegria muito grande estar entre os finalistas do principal edital de Artes Visuais de Santa Catarina e, mais ainda, no dia da abertura da exposição, ser anunciado como o vencedor. É uma valorização do trabalho que venho desenvolvendo e principalmente é mais uma oportunidade de continuar produzindo e expandindo minhas pesquisas, a partir da residência na França”, disse.

Reprodução: Eduardo Ducks
A fim de arrecadar valor para melhor desenvolver seu trabalho e estadia, Mauricio está vendendo, a um preço mais acessível, o seu trabalho. “Estou vendendo ‘Vir a ser’, trabalho de fotografia impressa sobre papel pardo, fiz uma tiragem limitada no tamanho a4, com 35 impressões, numeradas e assinadas, no valor de R$ 350,00. Além dela, também está à venda ‘Don’t touch’, no valor de R$ 200,00 e uma fotografia de ‘Ventos do Norte’, minha pesquisa acerca de ventiladores com gambiarras, pelo mesmo valor”, detalha.
“Vir a ser”, uma das obras que podem ser importantes para interessados em arte e colecionadores, é um dos trabalhos que mais chamam atenção no jovem artista, que possui grandes perspectivas no cenário amazônico e nacional. “É o meu trabalho que mais circulou em exposições e premiações, nas quais se destacam o recente prêmio no 40º Arte Pará, realizado no final do ano passado, e a obra em seu formato original faz parte do acervo do Museu de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e da Coleção Amazoniana de Arte, na Universidade Federal do Pará”, destaca Mauricio Igor.

Reprodução: Eduardo Ducks
A viagem de Mauricio a Paris será no dia 10 de julho e terá o período de 3 meses. Atualmente, ele reside em Florianópolis, finalizando o mestrado em Artes Visuais, onde foi aprovado em primeiro lugar na UDESC (Universidade Estadual de Santa Catarina). Isto garantiu ao paraense uma bolsa de estudos na instituição.
“Estou bem ansioso porque será minha primeira residência artística presencial. Residências são oportunidades únicas para desenvolver um projeto estando em conexão com um outro lugar. Fico bem feliz de estar tendo esta oportunidade. Minhas produções partem muito de deslocamentos e como estes encontros com outros lugares afetam meu corpo. Estou bem curioso para saber como Paris irá me afetar”, sintetiza Mauricio Igor.

Reprodução: Eduardo Ducks
Para comprar obras de Mauricio Igor, entre em contato pelo Instagram: https://www.instagram.com/p/CsE7Znmu_UL/.