xr:d:DAFzkwBToJU:289,j:8593292757111279704,t:24041219
xr:d:DAFzkwBToJU:289,j:8593292757111279704,t:24041219

Artistas indígenas se unem a Xamã, Gaby Amarantos e Fafá de Belém para shows gratuitos em Belém

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Artistas indígenas receberão destaques da cultura brasileira para uma programação especial durante a “Semana dos Povos Indígenas”, evento que ocorre de 18 a 21/4 na capital paraense. O objetivo é garantir direitos fundamentais, preservar e valorizar os modos de vida dos povos originários e destacar a sua importância em questões importantes para o planeta inteiro.

Um dos pontos altos da programação ocorre no dia 21/4, com um ato cultural que celebra o Dia dos Povos Indígenas promovendo encontros, fortalecendo laços e valorizando a ancestralidade. Artistas indígenas como Suraras do Tapajós, Owerá, Eric Terena, Gean Pankaruru, Thaline Karajá e Forró Garotos Apyãwa farão shows representando seus povos pela causa – e receberão no palco outros nomes conhecidos do público.

CONTINUE LENDO...

Entre os convidados dos shows, estão Fafá de Belém, Gaby Amarantos, Dona Onete, Xamã, Viviane Batidão, Maria Gadú, Felipe Cordeiro, Jeff Moraes, Grandão Vaqueiro, Zaynara e Naieme. Além das atrações musicais, estarão presentes nos atos os atores Bruno Gagliasso, Kleber Toledo, Alessandra Negrini, Bruno Gissoni e Yanna Lavigne. Eles estarão na caminhada que antecede os shows e também participam de outros momentos da programação – que ocorre no Hangar (Centro de Convenções e Feiras da Amazônia) e na Usina da Paz.

Com presença confirmada de mais de 440 indígenas e o tema “Pará é Território Indígena”, o evento é realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (SEPI). A programação afirma o potencial econômico e artístico dos povos originários – além do seu protagonismo em questões climáticas. São debates, serviços e feiras de economia criativa indígena, além de um foco especial no aspecto cultural da Semana de Povos Indígenas.

No dia 21/4, representantes, artistas indígenas e nomes de destaque da música brasileira convidam o público para somar e mobilizar um grande encontro pelas ruas de Belém na “Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra”. Com concentração às 10h na Escadinha do Cais do Porto, na Avenida Presidente Vargas. O trajeto, que terá participação do Batalhão da Estrela do Arraial do Pavulagem (uma das maiores manifestações culturais da Amazônia), será concluído no Complexo Feliz Lusitânia.

A iniciativa da SEPI tem como objetivo difundir a diversidade cultural, o reconhecimento dos direitos dos povos originários e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. O Pará conta com uma significativa presença de mais de 57 povos e 81 mil indígenas e é o sexto estado em população indígena no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.

A programação também marca o primeiro ano da Secretaria de Estado de Povos Indígenas do Pará, instituída em abril de 2023 com o objetivo de articular e ampliar as políticas públicas para os povos indígenas no estado. A pasta é liderada por Puyr Tembé, ex-presidente da Federação dos Povos Indígenas do Pará (FEPIPA) e co-fundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga).

O Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, teve origem durante a Ditadura do Estado Novo em 1943, após deliberações do Congresso Indigenista Interamericano em 1940. A data não é apenas uma celebração, mas também é considerada um marco na luta por direitos, proporcionando oportunidades para reconhecimento e valorização da rica diversidade cultural.

SERVIÇO:
1- “CAMINHADA PELO CLIMA EM DEFESA DA TERRA”
📅 Quando: 21 de abril
🕘 Concentração: 9h
🚶‍♀️ Início da Caminhada: 10h
📍 Local: Complexo Feliz Lusitânia (em direção à Praça Dom Pedro II)
🎶 Destino: Palco Encantaria (com shows de artistas indígenas e convidados)

2- “PALCO ENCANTARIA”
📅 Quando: 21 de abril
📍Local: Praça Dom Pedro II
🎶 Entrada: franca
🕘 Horário das apresentações (de 13h até 21h30):
13h- Apresentação Arraial da Pavulagem
14h- Dj Pedrita
14h40- Abertura do Palco e Boas Vindas
15h- Forró dos Garotos Apyãwa: Grandão Vaqueiro e Viviane Batidão
16h- Gean Pankararu: Naieme e Karina Buhr
17h- Owera: Xamã
18h- Ato político cultural
18h30- Thaliny Maxim Karajá: Zaynara e Fafa de Belem
19h30- Eric Terena: Jeff Moraes
20h30- Suraras do Tapajós: Gaby Amarantos, Felipe Cordeiro e Dona Onete

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA “SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS” –
18/04 (Quinta-feira)Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia
09h às 17h – Seminário Gestão Socioambiental e Mudanças Climáticas: Governança, Proteção e Sustentabilidade das Terras Indígenas do Pará.

19/04 (Sexta-feira)Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia
09h – Abertura da Feira de Artes dos Povos Indígenas; Abertura da Mostra Cultural: Soberania Alimentar e Sabores nos Territórios Indígenas do Pará.
14h – Projeto Originários (Justiça Eleitoral); Lançamento do Guia Eleitoral em Línguas Indígenas; Audiência Pública: Direitos Políticos dos Povos Indígenas.
17h – Abertura oficial da Semana dos Povos Indígenas com entregas de serviços; Anúncio da construção de escolas indígenas; Lançamento do Curso Reflorestar Mentes (EGPA); Anúncio do edital para a pesquisa sobre a população indígena do Pará.

20/04 (Sábado)Usina da Paz do Icuí-Guajará
08h – Ação de Cidadania: Emissão de RG / CPF / 2ª via de Certidão; Cadastro da Agricultura Familiar (CAF); Cadastro e emissão da Carteira Nacional do Artesanato Brasileiro; Oferta CNH Pai D’égua; Enxoval / Cestas Básicas / Programa Sua Casa; Atendimento Itinerante do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Atividades culturais e esportivas (intercâmbio entre os povos): Torneio esportivo; Apresentações culturais. Serviços de Saúde e Cuidados: Atendimento Médico, Odontológico e Psicológico; Testes rápidos; Vacinação; Triagem de enfermagem; Auriculoterapia; Cuidado e beleza pessoal. Rodas de Conversa: Saúde Mental dos Povos Indígenas (UFPA); Prevenção a violência contra a mulher indígena (SEGUP). Atividades de qualificação: Oficina de empreendedorismo para mulheres indígenas.

20/04 (Sábado)Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia
10h – Recepção com Artistas.
15h – Diálogo com Artistas: Qual o papel da arte em defesa dos Territórios Indígenas?
17h – Encontro dos povos indígenas: Reflorestando mentes e demarcando o estado em defesa da vida.
19h – Mostra da Beleza Indígena Ancestral

21/04 (Domingo)
09h – Concentração para Caminhada.
Escadinha do Cais do Porto (Av. Pres. Vargas)
10h – Início da Caminhada pelo Clima em Defesa da Terra – Rumo à COP 30 em direção ao Complexo Feliz Lusitânia
13h – Palco Encantaria na Praça Dom Pedro II com Atos de Celebração em alusão ao Dia dos Povos Indígenas;

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }