Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Belém recebe espetáculo teatral retrata Transtorno Obsessivo Compulsivo nesta sexta

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Com data de estreia marcada para esta sexta-feira, 17, o espetáculo “Compulsivo” chega a Belém. A peça teatral traz, ao público paraense, os conflitos vivenciados por um homem portador do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), retratado de forma leve, com o ritmo de uma comédia em alerta.

A peça é dirigida pelo francês Jean-Paul Lopez. Ele conta que a ideia de montar a peça surgiu quando visitava uma livraria, na sessão de teatro, na França. “Encontrei um livro e comecei a folhear. Uma escrita enérgica com um tema especial – Transtorno Obsessivo Compulsivo. E, a partir dessa leitura, feita no final de 2018, tive a ideia de montar essa peça. Logo entrei em contato com o autor para pedir autorização e comecei a traduzi-la. Acredito que foi um grande encontro, eu estava pronto para encontrar este livro e aceitei o desafio que ele me propôs”, conta o diretor.

CONTINUE LENDO...

A peça é uma mistura de monólogo e dança tendo como elenco principal o ator paraense Leoci Medeiros, que já atua há 13 anos e participou de 13 longa-metragens e, agora, vai dividir o palco com a bailarina intérprete Andréa Torres, que há 30 anos dedica sua vida à dança. Andréa é formada pelo Studio Harmonic, de Paris, e em Educação Física pela Universidade Estadual do Pará (Uepa). “As minhas expectativas são as melhores. Ensaiamos muito e o espetáculo está muito bem dirigido. Garanto que o público vai se divertir bastante com essa peça”, falou Leoci Medeiros.

Andréa explicou que seu personagem surgiu com a necessidade de ter um contra-regra presente no palco. “Pouco a pouco esse personagem técnico “pequena formiga de palco” tornou-se um companheiro do personagem principal, como se tivesse saído do seu imaginário. Logo, o fato de eu ser bailarina fez com que a dança ocupasse o espaço físico. Não existe coreografia pré estabelecida, mas uma linguagem poética do corpo”, explicou Andréa.

“O espetáculo tem como objetivo nos fazer refletir sobre nossas manias e até onde elas podem ir, mas tudo de forma bem descontraída. Esse espetáculo é para contar que o “outro” também é pouco de nós. Não tanto diferente, irrisório, ridículo ou estranho. Pode ser qualquer um de nós e, quem sabe assim, nós podemos nos desmistificar o nosso eu”, diz ainda Jean-Paul.

O espetáculo acontece nos dias 17, 18, 24 e 25 de junho, com a duração de uma hora e início sempre às 20h, no Espaço Experimental de Dança, localizado na Rua Domingos Marreiros, 1775, no bairro de Fátima, com entrada no valor de R$30,00 reais e estudante tem direito a meia entrada.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }