Reprodução: Internet
Reprodução: Internet

Belém recebe Museu de Arte Urbana; curadoria abre edital para artistas visuais

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Belém, sede da próxima COP-30 e, 2025, irá receber o Museu de Arte Urbana, com inauguração prevista para 24/09. Curadoria abre edital para artistas visuais com experiência em grafite de 01 a 10/08 pelo site www.maub.art.br

Serão 21 painéis de Street Art espalhados por muros, fachadas e prédios, transformando o percurso do famoso complexo Ver-o-Rio em um museu ao ar livre. O projeto prevê ainda 14 oficinas de arte urbana para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, visitas guiadas gratuitas e um festival de música.

CONTINUE LENDO...

Gibson Massoud, sócio da Sonique Produções e produtor executivo do MAUB, traz o renomado fotógrafo e curador de arte, William Baglione, para selecionar os 21 artistas envolvidos no projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e pelo Nubank.

“Decidimos abrir um edital público para dar oportunidade a artistas que ainda não conhecemos, mas também vamos convidar outros talentos a se inscreverem”, explica Baglione. “Temos muitos artistas talentosos no Brasil e em Belém, mas fazer a seleção não é uma tarefa fácil. Iremos oferecer três categorias com diferentes premiações, buscando criar um line-up equilibrado e garantindo que cerca de 70% dos selecionados sejam amazônidas”, disse Gibson.

A seleção será criteriosa, levando em conta não apenas a qualidade artística, mas também a experiência, estilo e perfil de cada artista. Baglione ressalta que o maior painel medirá impressionantes 22 metros de altura por 56 de largura, demandando um artista experiente, cujo estilo seja compatível com o tamanho da obra.

“Minha expectativa é que o Museu de Arte Urbana de Belém transforme o complexo Ver-o-Rio em um dos maiores museus a céu aberto do Brasil e que fortaleça o movimento de arte urbana na região”, afirmou Gibson Massoud.

O edital para as inscrições está disponível no site www.maub.art.br e ficará aberto no período de 01 a 10 de agosto. Os artistas começarão a residência artística no dia da Amazônia, 04/09, e seguirão os trabalhos até o festival de lançamento dia 24/09.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }