Lançamento da I Bienal de Artes reuniu autoridades, ativistas e artistas na Igreja de Santo Alexandre, na noite desta quinta-feira, 25, em Belém (Marcos Barbosa/ Comus)
Lançamento da I Bienal de Artes reuniu autoridades, ativistas e artistas na Igreja de Santo Alexandre, na noite desta quinta-feira, 25, em Belém (Marcos Barbosa/ Comus)

Com shows de Gal Costa, Zeca Baleiro e Johnny Hooker, Belém realiza em setembro a I Bienal de Artes

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A cidade de Belém será a capital da cultura no mês de setembro com a realização da I Bienal de Artes. Para marcar o lançamento do evento, a Prefeitura de Belém promoveu uma cerimônia na noite desta quinta-feira, 25, na Igreja de Santo Alexandre, no bairro da Cidade Velha.

A I Bienal de Artes terá como tema “Afirmação de Direitos” e vai envolver toda a cidade, onde os oito distritos de Belém, além das ilhas de Cotijuba e Combu, receberão rodas de conversas, festival de música, apresentações de teatro e dança, oficinas de capacitação, recitais, exposições e shows, entre os dias 20 e 25 de setembro.

CONTINUE LENDO...

Durante o lançamento, foi apresentada a pluralidade que será a Bienal, com artistas paraenses, nacionais e internacionais. Entre as atrações nacionais, estão Gal Costa, Zeca Baleiro, Johnny Hooker, Teresa Cristina e o bandolinista Hamilton de Holanda. No cenário regional, estão a aparelhagem Crocodilo e Felipe Cordeiro, entre outros artistas. Também haverá rodas de conversas, oficinas, apresentações teatrais, visitações a museus e diversos outros eventos.

“A Bienal visa, principalmente, trazer para a população a diversidade da cultura e da arte da cidade de Belém, em diálogo com a arte nacional e internacional. Durante o mês de setembro nós vamos ter uma vasta programação e uma espécie de cartografia dessa arte e dessa cultura”, informou a coordenadora da curadoria da Bienal, Janice Lima.

Belém das artes

A Bienal vai envolver mais de 28 espaços, entre eles, a Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, escolas municipais e praças.

“No centro dos objetivos estratégicos do governo está a construção da cidadania, sobretudo a cidadania cultural. A arte é a possibilidade do aperfeiçoamento da alma e da afirmação de valores. Nós temos sede e fome de arte”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues, durante o lançamento.

O presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Michel Pinho, explicou que a Bienal terá uma grande programação cultural, que vai buscar envolver toda a cidade, com música, teatro, escolas de samba, grupos folclóricos.

Para a professora Zélia Amador de Deus, a cidade de Belém transpira artes. “Quero agradecer à Prefeitura de Belém pela I Bienal de Artes. Belém transpira artes, tem dança, música e teatro, além dos cordões de pássaros e dança de rua”, ressaltou.

A programação detalhada da Bienal pode ser acessada aqui.

Festival

Dentro da Bienal será realizado o IV Festival de Música Brasileira que homenageará o músico Paulo André Barata. A primeira etapa do festival ocorrerá entre os dias 15 e 23 de setembro e a fase final durante a programação da Bienal.

Com informações da Agência Belém

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }