Com shows de Gal Costa, Zeca Baleiro e Johnny Hooker, Belém realiza em setembro a I Bienal de Artes

A cidade de Belém será a capital da cultura no mês de setembro com a realização da I Bienal de Artes. Para marcar o lançamento do evento, a Prefeitura de Belém promoveu uma cerimônia na noite desta quinta-feira, 25, na Igreja de Santo Alexandre, no bairro da Cidade Velha. A I Bienal de Artes terá...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 16:31

A cidade de Belém será a capital da cultura no mês de setembro com a realização da I Bienal de Artes. Para marcar o lançamento do evento, a Prefeitura de Belém promoveu uma cerimônia na noite desta quinta-feira, 25, na Igreja de Santo Alexandre, no bairro da Cidade Velha.

A I Bienal de Artes terá como tema 'Afirmação de Direitos' e vai envolver toda a cidade, onde os oito distritos de Belém, além das ilhas de Cotijuba e Combu, receberão rodas de conversas, festival de música, apresentações de teatro e dança, oficinas de capacitação, recitais, exposições e shows, entre os dias 20 e 25 de setembro.

Durante o lançamento, foi apresentada a pluralidade que será a Bienal, com artistas paraenses, nacionais e internacionais. Entre as atrações nacionais, estão Gal Costa, Zeca Baleiro, Johnny Hooker, Teresa Cristina e o bandolinista Hamilton de Holanda. No cenário regional, estão a aparelhagem Crocodilo e Felipe Cordeiro, entre outros artistas. Também haverá rodas de conversas, oficinas, apresentações teatrais, visitações a museus e diversos outros eventos.

'A Bienal visa, principalmente, trazer para a população a diversidade da cultura e da arte da cidade de Belém, em diálogo com a arte nacional e internacional. Durante o mês de setembro nós vamos ter uma vasta programação e uma espécie de cartografia dessa arte e dessa cultura', informou a coordenadora da curadoria da Bienal, Janice Lima.

Belém das artes

A Bienal vai envolver mais de 28 espaços, entre eles, a Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, escolas municipais e praças.

'No centro dos objetivos estratégicos do governo está a construção da cidadania, sobretudo a cidadania cultural. A arte é a possibilidade do aperfeiçoamento da alma e da afirmação de valores. Nós temos sede e fome de arte', afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues, durante o lançamento.

O presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Michel Pinho, explicou que a Bienal terá uma grande programação cultural, que vai buscar envolver toda a cidade, com música, teatro, escolas de samba, grupos folclóricos.

Para a professora Zélia Amador de Deus, a cidade de Belém transpira artes. 'Quero agradecer à Prefeitura de Belém pela I Bienal de Artes. Belém transpira artes, tem dança, música e teatro, além dos cordões de pássaros e dança de rua', ressaltou.

A programação detalhada da Bienal pode ser acessada aqui.

Festival

Dentro da Bienal será realizado o IV Festival de Música Brasileira que homenageará o músico Paulo André Barata. A primeira etapa do festival ocorrerá entre os dias 15 e 23 de setembro e a fase final durante a programação da Bienal.

Com informações da Agência Belém