Coral Matamba homenageará Mateus Aleluia e toda ancestralidade, no Teatro do Sesi

Zélia Amador de Deus abre o show que conta com 17 vozes e tem direção musical de Davi Amorim

Publicado em 25 de julho de 2024 às 17:58

Coral Matamba homenageará Mateus Aleluia e toda ancestralidade, no Teatro do Sesi
Coral Matamba homenageará Mateus Aleluia e toda ancestralidade, no Teatro do Sesi Crédito: Divulgação/Paulo Evander e Ana Paula.

A música popular afro-brasileira será celebrada no dia 3 de agosto no Teatro do Sesi, às 20h, com o concerto do Coral Matamba - A Voz Nascida do vento, homenageando a voz e legado do compositor, cantor e poeta Mateus Aleluia e toda a ancestralidade. Matamba é o primeiro coral afro-religioso do Pará; formado por 17 vozes, é comandado pelo produtor cultural e musical, Bruno Matos, também realizador do evento e tem direção musical de Davi Amorim (Fafá de Belém). “Estamos celebrando a música popular afro Brasil, e a mensagem que queremos passar é que todos podem cantar”, iniciou.

O show tem duração de 1h30 e quem fará a abertura é a professora e pesquisadora, Zélia Amador de Deus, com a leitura de um texto-carta. Entre as músicas elencadas para a noite estão: “Figa de Guiné”, da cantora Alcione; “Cordeiro de Nanã” de Tincoãs; “Lamento das águas” de Tincoãs. Ao todo são 16 músicas no repertório, incluindo canções de clementina de jesus.

Bruno conta que o coral composto por 17 vozes, entre homens e mulheres com profissões e idades variadas, foi formado por meio de audição e agora prepara-se para celebrar o 1º ano de formação com o show.

As participações especiais da noite foram escolhidas conforme os gêneros musicais e os artistas convidados são: Gigi Furtado, Jeff Moraes, Iara Mê, Stella do Carmo, Anderson Moyses e Mc Super Shock. “O público pode esperar um concerto cheio de axé e espiritualidade a partir de nosso repertório voltado a ancestralidade afro-brasileira, sentir as sensações musicais na pele e a energia do inkise matamba que traz o poder da natureza e dos bons ventos.”, pontuou.

O concerto também comemora o primeiro ano de formação do Coral Matamba e, por isso, o produtor cultural Bruno acredita que nada mais justo que partilhar com quem fez parte ao longo desses meses de ensaio e construção do show, que tem a preparação vocal de Gigi Furtado, Direção Artística de Adriano Furtado, Direção musical de Davi Amorim e apoio da Emenda Parlamentar da Deputada Vivi Reis, referente 2023 e a Lei Paulo Gustavo, por meio da Secult.

"O primeiro concerto será histórico, realizando a vida de pessoas que fazem parte e também realizando um grande sonho que veio a partir de muita luta e superação de muito preconceito, levando a bandeira da conquista e vitória dessa grande realização", concluiu.

Bruno agradece o apoio do público que já está em busca dos ingressos que estão à venda na bilheteria do Teatro do Sesi, na avenida Almirante Barroso, em Belém e reforça o convite.

"Convidamos toda a comunidade de matriz africana e toda a sociedade para viver esse momento único musical do primeiro coral afro-religioso de música afro-brasileira do estado do Pará e cantar junto grandes sucessos da música brasileira, o concerto será dia 3 de agosto às 20h no teatro do SESI na almirante barroso, o ingresso custa R$ 20,00", finalizou.

Além do espetáculo dia 3 de agosto, quem se interessar poderá participar gratuitamente de duas oficinas livres, nos dias 13 e 20 de agosto, às 15h, no Sesc Ver-o-Peso sobre canto coral e vivências.

SERVIÇO

Coral Matamba e artistas paraenses cantam Mateus Aleluia

Data: 03 de agosto, sábado.

Horário: 20h

Ingresso: R$ 20,00 na bilheteria do Teatro ou no site da plataforma Sympla. (Coral Matamba A voz nascida do vento, um concerto em homenagem a Mateus Aleluia em Belém - Sympla)

Mais informações: @produtoraduasventarolas

OFICINAS:

Serão 2 oficinas livres, nos dias 13 e 20 de agosto, às 15h, no Sesc Ver-o-Peso. As inscrições acontecem 30 minutos antes, no primeiro dia e os participantes que concluírem os dois dias de atividades de oficinas de coral, já estarão pré -inscritos para a audição de 21 de março 2025 para novos membros do Coral Matamba.