Cordões de bichos e pássaros do Pará realizam cortejo em Belém

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Cerca de 25 grupos de pássaros juninos do Pará participarão de um grande cortejo no próximo domingo, 19, pelas ruas de Belém. O desfile iniciará às 8h, com saída da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré em direção à Praça da República.

A atividade dos grupos de pássaros juninos reforça a missão de manter viva a tradição folclórica dos brincantes e levar os encantos dos bichos amazônicos para novos públicos, difundir a história dos grupos que estão espalhados pelo Pará.

CONTINUE LENDO...

“Os cordões de pássaros juninos mantêm o compromisso de preservar parte da cultura paraense”, explica a coordenadora do projeto de resgate de Pássaro do Pará. Laurene Ataíde.

O cortejo faz parte da programação do III Festival de Bichos e Pássaros do Pará l, que será realizado nos dias 23, 24, 25 e 26 de maio, no Teatro da Paz, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.

Há grupos de vários bairros e distritos de Belém, como o Beija-flor, Curió, Suindara e Borboleta, e também de municípios distantes, como Parauapebas, Canaã dos Carajás e Salinópolis. Entre os grupos há estreantes e veteranos, cordões que já contam com mais de 100 anos de tradição.

Os grupos folclóricos são formados, em sua maioria, por famílias de comunidades carentes e todas as despesas das apresentações, desde a confecção das fantasias, da aquisição de instrumentos musicais, transporte, hospedagem e alimentação são custeadas pelo projeto. Grande parte dos grupos é formado por crianças e adolescentes que encontram na arte um refúgio e uma nova fonte de diversão, criatividade e oportunidades.

VER MAIS

VER MAIS