A 21ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Belém acontecerá no dia 24 de setembro e tem como tema “Diversidade e inclusão, pluralidade, acesso e respeito”. A concentração será às 12h na Avenida Presidente Vargas e sairá às 14h em direção à São Brás.
Antes da Parada LGBTQIA+, haverá a realização do Diversiday no dia 16 de setembro no Complexo Ver O Rio, no bairro do Umarizal. No local será realizado uma ação social com serviços de saúde e emissão de documentos e torneio de queimada e vôlei. Haverá também uma noite de shows e o concurso para a escolha da Drag da Parada de 2023. O prêmio será em dinheiro.
A novidade deste ano são os cursos de qualificação para o público LGBTQIA+. “Proporcionar que a população LGBTQIA+ se qualifique no sentido de entrar no mercado de trabalho. A gente entende que é uma necessidade da nossa população que não tem oportunidade de trabalho, em especial a população trans”, disse Brunno Gomes, coordenador do evento.
Está sendo definido ainda datas para o espetáculo Vozes de Uma Trajetória, feita por artistas drags queens, e uma amostra de filme LGBTQIA+. “A parada tem a principal finalidade de celebrar o orgulho da população LGBTQIA+, avanços de políticas públicas que garanta a existência e a afirmação desta população”, comentou Brunno.
A Parada LGBTQIA+ é uma realização do Grupo LGBTQIA+ DO PARÁ (GHP). “A realização da parada dar-se em parceria com o Governo do Estado, da Prefeitura de Belém e parceiros privados que apoiam e acreditam na promoção da cidadania plena da população LGBTQIA+”, finalizou.
Reportagem: Matheus Viggo