O lançamento da segunda edição do livro “Um dia qualquer…”, de Líbero Luxardo, será realizado nesta segunda, dia 26, no Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Estado do Pará, no bairro Nazaré.
Na apresentação de Joracy Camargo, ele escreve que, na obra “está toda a cidade, de corpo e alma, com todas as suas belezas, seus costumes antigos e novos, suas macumbas, seus “Bois Bumbás”, as “pupunhas”, os “casquinhos de muçuã”, os “camarões no tacacá”, ou os “patos no tucupi”, e ainda seus cantares, suas morenas, e tudo o que nos enche de prazer os olhos, os ouvidos e a boca”.
Para entregar o romance ao público paraense, editado pela Paka-Tatu, estão em Belém, vindos do Rio de Janeiro, os filhos de Líbero Luxardo, Mônica (60) e Antônio (80). Eles estão envolvidos na preservação da memória de seu pai. Pretendem dar continuidade às segundas edições das obras esgotadas de Luxardo. Mônica criou uma conta no Instagram (@luxardo2021) para divulgar o legado de seu pai, paulista nascido em 1908, que fez sucesso no cinema paraense, sendo um dos pioneiros do cinema na Amazônia. Faleceu em 1980 e, seis anos depois, foi homenageado com o seu nome na sala de cinema do Centur.
Haverá exibição do filme “Um dia qualquer…”, de Líbero Luxardo, realizado com base no romance. Em seguida, mesa redonda com Mônica Luxardo, Paulo Maués Corrêa, Luzia Miranda Álvares, João Cirilo e Eduardo Souza. A sessão de autógrafos será realizada pelos filhos de Líbero Luxardo.
Serviço:
Lançamento do livro “Um dia qualquer…”, de Líbero Luxardo
Dia: 26 de setembro de 2022 – segunda
Hora: 19h30
Local: Sala de projeção “Cine Líbero Luxardo”, vinculada à Fundação Cultural do Estado do Pará
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650, entre as Travessas Quintino Bocaiúva e Rui Barbosa, no bairro Nazaré
Informação: (91) 2121-1169 e mluxardo@gmail.com
Entrada gratuita