Leandro Muller/Ascom Semec
Leandro Muller/Ascom Semec

Lançamentos, homenagens e música; veja a programação completa da 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Dona Onete e Edyr Augusto Proença serão os homenageados da 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que foi lançada na manhã desta terça-feira (09), no Auditório do Palacete Faciola, em Belém. Esse ano, a feira acontece do dia 27 de agosto a 04 de setembro e volta a ocupar o espaço do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

O Secretário de Cultura de Estado, Bruno Chagas, ressalta que esse ano, o Hangar passou por uma reforma e foi totalmente reservado para a feira durante o período da programação. “Ano passado tivemos uma estrutura muito reduzida no Mangueirinho e contou apenas com 20 expositores. Esse ano, serão 219 expositores e 40% desses são do estado do Pará. Fizemos chamamento público para a montagem da feira e edital para ocupação do beco do artista. A estrutura da feira será entregue em sua forma plena para a população”, disse.

CONTINUE LENDO...

Bruno continuou explicando como foi feita a escolha dos homenageados do evento. “A escolher é feita através de uma comissão organizadora da feira, sempre voltado ao histórico, a produção literária de cada homenageado, mas também a questão cultural como a Dona Onete que é um simbolo do carimbó chamegado. Ela vai lançar o seu primeiro livro na feira, mas ela tem uma produção de suas músicas que refletem também na literatura”, finalizou.

Nesta edição, serão contempladas as Vozes dos Homenageados, Vozes do Escritor Paraense, Vozes da Inclusão, Vozes da Cultura Popular, Vozes da Memória e do Patrimônio, Vozes da Infância, Vozes da Inovação, Vozes Urbanas e Vozes da Amazônia. Para Edyr Augusto Proença, um dos homenageados da feira, ele diz que mesmo com vários livros divulgados em outros países, reitera que vai se sentir representado pelos outros escritores da literatura paraense que estarão na feira.

Os encontros literários serão o ponto alto do calendário, com participação dos homenageados; da digital influencer Clarinhamar; do coreógrafo e carnavalesco Milton Cunha; da atriz e escritora Elisa Lucinda; da jornalista Cristina Serra; do escritor e professor Daniel Munduruku; entre outros nomes importantes da cultura nacional.

Além de toda a programação literária, serão realizados shows na Arena Externa, com Dona Onete; Amazônia Jazz Band e convidados; Tribo de Jah; Encontro de Carimbó; Banda Sayonara; Os amantes; Show Talentos Jovens do Pará com Bia Dourado, Mel Chaves, Bella Moura, Reann Andrade e Alan Cauê; Viviane Batidão e Fafá de Belém.

Confira a programação completa da 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes clicando aqui.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }