Mestre Luiz Gonzaga leva oficinas de carimbó para a educação pública

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

No intuito de reforçar para as novas gerações a cultura e a musicalidade do carimbó paraense, o Mestre Luiz Gonzaga realiza oficinas na Escola Olga Benário entre os dias 20 de maio a 27 de maio de 2024, pelo período da manhã e tarde, visando atender as crianças dos dois turnos para este projeto que é uma virada de chave na educação pública paraense.

No dia 29 de maio, no dia em que é celebrado o aniversário da escola que recebe o projeto, vai ser realizada uma programação especial voltada para a comunidade e familiares de alunos, com apresentação de carimbó com as crianças como forma de demonstrar os resultados das oficinas.

CONTINUE LENDO...

“O retorno que recebemos deste projeto é imensurável, por levarmos a arte, a dança, a música e a cultura paraense para dentro das escolas, isso deveria ser obrigatório de tão potente que são os resultados, está sendo muito gratificante para mim, um marco na minha trajetória sem dúvida”, resume o Mestre Luiz Gonzaga sobre o projeto.

O Mestre Luiz Gonzaga vai além da música para compartilhar seus conhecimentos ancestrais e musicalidade com estudantes da rede público do Pará, ao ministrar oficinas de carimbó na Escola Olga Benário, em um projeto que foi contemplado pelo edital Paulo Gustavo, gerando uma dinâmica de ensino-aprendizagem e inclusão muito necessárias para o ambiente da educação pública.

Com o objetivo de levar e promover o carimbó nas escolas públicas da Região Metropolitana de Belém, a ação do Mestre Luiz Gonzaga se dá através de oficinas que tratam de assuntos sobre a cultura e o patrimônio do carimbó visando valorizar a identidade cultural regional entre os estudantes.

Na escola onde as oficinas estão sendo realizadas, há um processo de grande interesse por parte dos estudantes pela cultura do carimbó, e avanços signficativos no âmbito pedagógico com o uso da dança e da música que favorecem a criatividade, o processo de construção de conhecimento, socialização, formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis pela cultura regional.

O caráter inclusivo também faz parte do projeto das oficinas, já que alunos do Atendimento Especial Especializado (Aee) e do espectro autista, se fazem presentes e muito interessados nas oficinas lecionadas pelo Mestre Luiz Gonzaga.

Sobre o Mestre Luiz Gonzaga

Nascido na área rural de Irituia, natural de uma colônia de agricultor, desde cedo admirava a música. Em 1979 fundou um grupo musical no qual era o intérprete das canções e permaneceu por 4 anos, e em 1985 mudou-se para Ananindeua, se engajou na comunidade quando começou a sua caminhada no Carimbó.

Fundou o Grupo de Carimbó Águas Lindas no qual começou a se engajar com os mestres de carimbó. Comtemplado com um prêmio e o título de mestre de carimbó, que foi quando alavancou o seu reconhecimento no ramo da cultura paraense.

Atualmente tem voltado seus conhecimentos e contribuições no carimbó, patrimônio imaterial do Pará, para incentivar as novas gerações a se interessarem por este ritmo ancestral e que reverbera do Pará ao mundo inteiro.

Serviço: Mestre Luiz Gonzaga leva oficinas de carimbó para escolas públicas entre os dias 20 e 27 de maio, com programação especial no dia 29 de maio no aniversário da escola para demonstração dos resultados das oficinas.

VER MAIS

VER MAIS