Projeto de Salomão Habib ganha nova temática voltada à preservação do meio ambiente

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Embasado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (17 ODS), o músico e professor de artes Salomão Habib desenvolveu uma nova temática para o seu Projeto Sabor e Arte, intitulada “Florestania”, que será desenvolvido nesse segundo semestre do ano letivo no Colégio Physics.

Os 17 ODS foram criados para suprir os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes do nosso planeta. E com esse embasamento, o tema será abordado com os alunos de forma didática.

CONTINUE LENDO...

O projeto Sabor e Arte é desenvolvido em todas as unidades de ensino do Colégio e tem como principal objetivo trabalhar a sensibilidade das crianças utilizando a arte e a música como instrumentos pedagógicos. A cada semestre uma nova temática é abordada. “Florestania é a personificação da mãe natureza. É um termo novo criado por toda a equipe do núcleo de arte para levar o aluno à preservação do meio ambiente. É muito importante mostrar para esse aluno que o meio ambiente não é apenas a floresta, mas o lugar onde se está. Pode ser o quarto, a casa, a rua, o bairro, a cidade, ou seja, tudo é o meio ambiente. Então é preciso ter mais consciência, respeito e cidadania”, explica Salomão.

Segundo o Salomão, o projeto valoriza a expressão artística, estimulando a criatividade dos alunos e as várias demonstrações das linguagens do teatro, da dança, da música, da literatura e das artes visuais. “Utilizamos vários personagens inspirados no nosso meio ambiente, como a Dona Onça, que é apresentada como uma excelente defensora da floresta, o Tuca Tucano, que faz a reciclagem de todos os materiais que encontra, o Baiacu, que é um peixinho cantor do rio, enfim, todos eles são encenados pela equipe de professores da educação infantil associados às canções de minha autoria”, ressalta o professor.

Utilizado como uma excelente ferramenta pedagógica, o projeto sempre acontece durante o intervalo das aulas, que como pontua Salomão, “é o momento dos alunos não só saborearem o lanche, mas também a arte e a cultura, assimilando os conhecimentos e exercitando a autoafirmação em relação à sua personalidade e a sua forma de enxergar o mundo através dos olhos da arte”.

17 ODS no Brasil

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

1- Erradicação da Pobreza

2- Fome Zero e Agricultura Sustentável

3 – Saúde e Bem-estar

4 – Educação de Qualidade

5 – Igualdade de Gênero

6 – Água Potável e Saneamento

7 – Energia Lima e Acessível

8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

10 – Redução das Desigualdades

11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

12 – Consumo e Produção Responsáveis

13 – Ação contra a Mudança Global do Clima

14 – Vida na Água

15 – Vida Terrestre

16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

17 – Parcerias e Meios de Implementação

Fonte: Nações Unidas – brasil.un.org

VER MAIS

VER MAIS