Projeto de Salomão Habib ganha nova temática voltada à preservação do meio ambiente

Embasado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (17 ODS), o músico e professor de artes Salomão Habib desenvolveu uma nova temática para o seu Projeto Sabor e Arte, intitulada “Florestania”, que será desenvolvido nesse segundo semestre do ano letivo no Colégio Physics. Os 17 ODS foram criados para...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 16:32

Embasado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (17 ODS), o músico e professor de artes Salomão Habib desenvolveu uma nova temática para o seu Projeto Sabor e Arte, intitulada 'Florestania', que será desenvolvido nesse segundo semestre do ano letivo no Colégio Physics.

Os 17 ODS foram criados para suprir os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes do nosso planeta. E com esse embasamento, o tema será abordado com os alunos de forma didática.

O projeto Sabor e Arte é desenvolvido em todas as unidades de ensino do Colégio e tem como principal objetivo trabalhar a sensibilidade das crianças utilizando a arte e a música como instrumentos pedagógicos. A cada semestre uma nova temática é abordada. 'Florestania é a personificação da mãe natureza. É um termo novo criado por toda a equipe do núcleo de arte para levar o aluno à preservação do meio ambiente. É muito importante mostrar para esse aluno que o meio ambiente não é apenas a floresta, mas o lugar onde se está. Pode ser o quarto, a casa, a rua, o bairro, a cidade, ou seja, tudo é o meio ambiente. Então é preciso ter mais consciência, respeito e cidadania', explica Salomão.

Segundo o Salomão, o projeto valoriza a expressão artística, estimulando a criatividade dos alunos e as várias demonstrações das linguagens do teatro, da dança, da música, da literatura e das artes visuais. 'Utilizamos vários personagens inspirados no nosso meio ambiente, como a Dona Onça, que é apresentada como uma excelente defensora da floresta, o Tuca Tucano, que faz a reciclagem de todos os materiais que encontra, o Baiacu, que é um peixinho cantor do rio, enfim, todos eles são encenados pela equipe de professores da educação infantil associados às canções de minha autoria', ressalta o professor.

Utilizado como uma excelente ferramenta pedagógica, o projeto sempre acontece durante o intervalo das aulas, que como pontua Salomão, 'é o momento dos alunos não só saborearem o lanche, mas também a arte e a cultura, assimilando os conhecimentos e exercitando a autoafirmação em relação à sua personalidade e a sua forma de enxergar o mundo através dos olhos da arte'.

17 ODS no Brasil

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

1- Erradicação da Pobreza

2- Fome Zero e Agricultura Sustentável

3 - Saúde e Bem-estar

4 - Educação de Qualidade

5 - Igualdade de Gênero

6 - Água Potável e Saneamento

7 - Energia Lima e Acessível

8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico

9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura

10 - Redução das Desigualdades

11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis

12 - Consumo e Produção Responsáveis

13 - Ação contra a Mudança Global do Clima

14 - Vida na Água

15 - Vida Terrestre

16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

17 - Parcerias e Meios de Implementação

Fonte: Nações Unidas - brasil.un.org