Divulgação
Divulgação

‘Psica no Dia da Amazônia’ leva shows gratuitos ao Portal da Amazônia em defesa da floresta

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Em alusão ao Dia da Amazônia, celebrado no dia 5 de setembro, o “Psica no Dia da Amazônia” leva shows gratuitos ao Portal da Amazônia, em Belém, no domingo, 4. Com dois palcos montados de frente para o rio Guamá, artistas como BaianaSystem (BA), MC Carol (RJ) e a aparelhagem sonora Crocodilo participam da mobilização nacional em defesa do bioma amazônico. Este ano, oito cidades brasileiras terão programação em comemoração à data. Na capital do Pará, a realização do evento é da Psica Produções.

“A Psica sempre levanta a discussão de defesa e valorização da periferia amazônica. Então, ninguém melhor que nós para falar sobre a importância da preservação do território onde a gente vive. É preciso levantar a bandeira dos povos tradicionais que estão perdendo seus territórios para a grilagem e para o desmatamento, assim como a periferia, que é a mais afetada pelas mudanças climáticas, porque é o primeiro lugar que alaga quando chove, já que não tem saneamento. O evento tem como objetivo chamar atenção das pessoas para as mudanças climáticas e a urgência de se olhar para a situação atual da Amazônia”, conta Jeft Dias, diretor da Psica Produções.

CONTINUE LENDO...

23 artistas da Amazônia e de outros estados, que representam movimentos musicais de periferia e entendem a importância do debate de preservação do meio ambiente, se apresentam na programação, em dois palcos montados às margens do rio Guamá. BaianaSystem (BA), MC Carol (RJ), FBC (MG), a aparelhagem sonora Crocodilo, Viviane Batidão, Leona Vingativa e muito mais agitam o público e chamam atenção para o objetivo do evento. “É muito significativo que tenha um evento com uma programação amazônica e periférica na beira do rio, em uma cidade importante para a história e cultura da Amazônia como Belém, para discutir proteção das florestas e e dos seus povos, as mudanças climáticas e de que forma isso afeta o povo”, continua Jeft.

Pela primeira vez desde que a data foi instituída, o Dia da Amazônia terá celebrações simultâneas em eventos culturais por todo o país. O tema é um dos centrais das eleições deste ano, e a mobilização visa reforçar o desenvolvimento sustentável e preservação da Floresta Amazônica no centro da discussão pública e política. Isso porque, segundo dados do Ruralômetro divulgados recentemente, 68% dos deputados federais votaram contra o meio ambiente, indígenas e trabalhadores rurais na última legislatura. “É fundamental lembrar que estamos em ano eleitoral e precisamos escolher políticos comprometidos com a preservação da floresta. O nosso voto precisa ser pela Amazônia”, defende Gerson Júnior, da Psica.

Festivais Dia da Amazônia 2022

Com o nome de Festivais Dia da Amazônia 2022 (http://festivaisdiadaamazonia.com.br/), a iniciativa ocorre em oito cidades brasileiras. O show de abertura será em São Paulo, no dia 3 de setembro, com a apresentação de nomes como Gaby Amarantos e Anelis Assumpção. No mesmo dia, em Belém, será realizada a 5ª edição do Festival de Cinema das Periferias e Comunidades Tradicionais da Amazônia. Os eventos se estendem até o dia 10 de setembro, finalizando com o Festival Maní(Festar), em Santarém (PA).

Em 4 de setembro, haverá festivais em Manaus, Belém, São Luís, Macapá, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em cada local haverá atividades gratuitas para todas as idades. A agenda completa está sendo finalizada e pode ser acessada neste link: http://festivaisdiadaamazonia.com.br/.

As ações são realizadas pelas organizações culturais Reocupa, Namaloca, Psica, Negritar, Gira Mundo, Condô Cultural, NOSSAS, Instituto Clima e Sociedade (iCS), Ja.Ca, Engajamundo, Murerú Produções, Tapajós de Fato, Na Cuia, Mapinguari, Suraras do Tapajós, Projeto Saúde e Alegria, Cojovem, Movimentos pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Laboratório da Cidade, Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), Conselho Indígena Tupinambá (CITupi), Coletivo Jovem Tapajônico, Movimento Tapajós Vivo (MTV), Terra de Direitos e Maré Cheia, com o apoio de dezenas de instituições socioambientais.

Psica Produções

A Psica Produções é um movimento neo-cabano ativo na Amazônia há cerca de 10 anos, promovendo eventos, movimentando carreiras e fortalecendo a cultura preta ameríndia. A produtora conta ainda com o selo musical "Psica Gang", que conecta artistas periféricos da região metropolitana de Belém e artistas do sertão amazônico, do asfalto e dos rios, com objetivo de recontar a história amazônica sob o olhar de quem vive aqui. Recentemente, a “Psica Gang” celebrou uma parceria com a Warner Music Brasil, que lança os artistas amazônicos no mercado nacional.

Serviço

“Psica no Dia da Amazônia” com BaianaSystem (BA), MC Carol (RJ), FBC (MG), Crocodilo e mais

Data: 04.09.2022, a partir das 16h

Local: Portal da Amazônia

Shows gratuitos

Confira a programação completa:

Palco GÜERA

16h00 Dj Norberto Warao

16h40 Arthur da Silva + Flor de Murur

17h30 MC Carol

18h30 FBC

19h50 Viviane Batidão

21h10 BaianaSystem

Apresentadoras: Leona Vingativa + Gabi Luz

Palco Karretinha do Gerso

17h00 Reggaetown

17h50 Selo Caqui: Pratagy, Malu Guedelha, Reiner, Jheni Cohen e W Mate-U

18h40 Tambores do Pacoval

19h30 Sumano + Kratos + Íra

20h20 Maderito + Leona Vingativa

21h10 DJ Eric Terena

Apresentadora: Shayra Brotero

Palco Crocodilo

22h20 Surreal Crocodilo a Resistência

VER MAIS

VER MAIS