Divulgação
Divulgação

Shopping traz a Belém exposição ‘Por Dentro da Mente de Leonardo Da Vinci’

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Pouquíssimos artistas no mundo foram tão completos e desenvolveram seu talento em áreas tão distintas como o gênio Leonardo Da Vinci. Além de obras consagradas como Monalisa, Anunciação e A última Ceia, Da Vinci circulou, com notável habilidade, nas áreas da escultura, música, poesia, teatro, literatura e em importantes estudos de engenharia, arquitetura, anatomia, astronomia e matemática. O Leonardo cientista e inventor é o foco da exposição “Por Dentro da Mente de Da Vinci”, em cartaz no Castanheira Shopping, até o dia 25 de setembro, no Lounge do 2º piso.

A capital paraense é a primeira cidade da Região Norte a receber a exposição, que já passou por várias cidades brasileiras. “Para o Castanheira Shopping, é motivo de muito orgulho promover esta exposição do gênio renascentista Leonardo Da Vinci. Esperamos compartilhar conhecimentos e cocriar novos saberes com os paraenses, sobre as memórias e a trajetória deste inventor, artista, cientista, anatomista, engenheiro, arquiteto, escultor e filósofo, que transformou a história da humanidade”, destaca o executivo do Grupo Líder, João Augusto Rodrigues.

CONTINUE LENDO...

O público paraense vai poder conferir de perto 29 peças feitas com materiais encontrados na época, como madeira, juta e cordas e provocam uma reflexão sobre a fusão da arte com a ciência. Muitos deles não chegaram a ser construídos pelo artista, mas tornaram-se realidade centenas de anos depois exatamente da forma como ele havia imaginado.

Os modelos expostos são reproduzidos cuidadosamente através do uso de materiais tais como, madeira, bronze, algodão e corda semelhantes à época de Leonardo. Os modelos são organizados de acordo com os assuntos que fascinaram Leonardo o vôo, a navegação, a guerra, a mecânica e a hidráulica, e são acompanhados por painéis cenográficos que mostram os desenhos de Leonardo junto com o texto explicativo.

Presente para a cidade

Geograficamente, o Castanheira Shopping está localizado na região metropolitana de Belém, estrategicamente situado na entrada e saída da capital pela rodovia BR-316, logo está relativamente distante do burburinho cultural e do circuito de lazer da cidade. A região que abriga o shopping é carente de programações de cunho cultural e exposições como esta, oportunizam esse encontro com a arte.

“Exposições nesse formato, geralmente estão à disposição do público em galerias e museus, dificilmente em um shopping center. ‘Por Dentro da Mente de Leonardo da Vinci’, busca aproximar as pessoas da cultura e para isso trabalhamos para que o maior número delas tenha acesso a essa experiência, transmitida de forma leve, mas efetivamente educativa. Aproveite!”, convida João Augusto.

Da Vinci, em algumas ideias, conseguiu se adiantar em cinco séculos. Ele chegou a projetar uma bicicleta, com corrente, pedais e tudo. Bem diferente da forma como foi feita no século XIX, quando o ciclista tinha que usá-la sem pedais, com o próprio esforço.

Com ousadia permitida apenas aos grandes artistas, Leonardo aplicou seus conhecimentos no desenvolvimento de sonhos futuros. De acordo com o historiador da arte inglês Kenneth Clark (1903-1983), “Leonardo da Vinci foi o curioso mais insistente da história”.

Sobre Leonardo Da Vinci

Pintor, cientista e inventor, Da Vinci foi um homem à frente do seu tempo e realizou consideráveis estudos nas áreas de anatomia humana, escultura, ótica, matemática, arquitetura, engenharia civil, entre outras. Ele nasceu em 15 de abril de 1452, na Vila de Vinci na Toscana, na Itália. Leonardo era filho da camponesa Caterina Lippi e do tabelião Piero da Vinci, que não eram casados. Vale destacar que, na verdade, Da Vinci não é o sobrenome de Leonardo. Usa-se essa denominação em razão de “Vinci” ser o nome do vilarejo onde ele nasceu, ou seja, é como se fosse “Leonardo da Vila da Vinci”.

Autodidata, Leonardo da Vinci passou a sua juventude na cidade de Florença, à época de efervescência cultural e artística. Depois, ele morou em Milão, Roma e, por fim, na França. Desde sempre, ele registrava tudo em seus cadernos: rascunhos, pensamentos, emoções, planos e demais reflexões. Em algumas anotações, ele usava códigos.

Criativo ao extremo, o artista tinha especial habilidade para mesclar arte com ciência. Ele era, ao mesmo tempo, perfeccionista e procrastinador. Era vegetariano, por razões humanitárias. Além de escrever nos seus cadernos, Da Vinci também desenhava neles. Uma das suas anotações mostrava espelhos côncavos que concentrariam raios de luz a partir de diversos ângulos, o que ajudou no estudo da Ótica, ramo da Física. Outra contribuição para essa disciplina foi ter desenvolvido teoremas iniciais de inércia, ação/reação e força.

O artista era fascinado pela natureza: adorava observá-la, admirá-la e estudá-la para ganhar conhecimento. Apreciava as infinitas obras e as harmonias dos padrões. Ele dizia que um bom artista também deveria ser um bom cientista para melhor compreender e descrever a natureza. Curioso, Da Vinci gostava de investigar acontecimentos como o funcionamento dos moinhos, os voos dos pássaros, entre outros. Em 1498, ele fez a primeira tentativa de uma máquina voadora para os homens. Leonardo da Vinci morreu  em 2 de maio de 1519, aos 67 anos, em Cloux, na França. Foi enterrado na igreja de Saint-Florentin, em Amboise.

Serviço

A exposição “Por Dentro da Mente de Leonardo Da Vinci” está aberta ao público, no Lounge do 2º piso, no Shopping da BR, até o dia 25 de setembro, das 10h às 22h, inteiramente gratuita. Visitação de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 22h. Escolas interessadas em mergulhar no universo de Da Vinci podem agendar visitas à exposição pelo whatsapp (91) 98912-1639.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }