Foto: Arte Roma News / Helena Reis
Foto: Arte Roma News / Helena Reis

Acesso do Paysandu, Seleção em Belém, Águia Campeão; veja 6 fatos que marcaram o esporte no Pará em 2023

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O ano foi recheado de emeções no esporte paraense. Do acesso do Paysandu à Série B do Brasileirão à Seleção Brasileira em Belém após 12 anos, passando pelo título histórico do Águia no Parazão, dentre outros, relembre 6 fatos que marcaram o esporte no Pará em 2023.

CONTINUE LENDO...

1 – Acesso do Paysandu à Série B

Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

Outro fato marcante em 2023 foi o acesso do Paysandu à segunda divisão do Brasileirão. Após uma temporada de altos e baixos, Hélio dos Anjos chegou e agitou o ambiente no Papão, fazendo a equipe sair de perto da zona para o G8 da Série C. No quadrangular o Papão superou Botafogo-PB e Volta Redonda para voltar à Série B após cinco anos, para festa da Fiel, que lotava o Mangueirão nos jogos decisivos.

2 – Seleção Brasileira em Belém

Foto: Vitor Silva/CBF

No dia 8 de setembro, a Seleção Brasileira retornou a Belém após 12 anos. Em um Mangueirão moderno e reformado, o Brasil goleou a Bolívia por 5 a 1 pelas eliminatórias da Copa, para festa dos paraenses, que lotaram o estádio. A partida marcou o primeiro jogo de Fernando Diniz comandando a amarelinha. Rodrygo (2), Raphinha e Neymar (2) marcaram os gols do Brasil, diante de muita comemoração no Colosso do Bengui.

3 – Neymar superando Pelé em gols pelo Brasil, no Mangueirão

Foto: Fernando Torres ao Roma News

Durante o jogo do Brasil em Belém, um fato histórico foi presenciado pelos paraenses. Neymar ultrapassou Pelé no números de gols totais da Seleção Brasileira, se tornando o maior goleador da história da amarelinha. Os dados da FIFA apontam o Rei do Futebol com 77 gols oficiais pelo Brasil, e ao marcar contra a Bolívia, Neymar chegou ao 78º gol.

4 – Águia de Marabá campeão paraense

Foto: Fernando Torres

Em pleno Baenão lotado, o Águia de Marabá fez história ao se sagrar campeão paraense pela primeira vez desde que foi fundado. Após ganhar no Zinho Oliveira por 1 a 0, o time levou 2 a 1 do Remo no jogo de volta, e conquistou a taça nas cobranças de pênaltis. O Águia se juntou a uma seleta lista de times do interior campeões do Parazão, composta antes somente pelo Independente Tucuruí e Cametá.

5 – Anúncio do jogo do Flamengo no Mangueirão

Foto: Agência Pará

O Portal Roma News noticiou em primeira mão, no dia 16 de novembro, o jogo do Flamengo no Mangueirão, em 2024. Apesar da partida só ser no ano que vem, o anúncio do jogo já foi o suficiente para deixar os torcedores do Mengão animados. Com uma torcida de peso no Pará e em toda Região Norte, é certeza que o Mangueirão irá lotar de rubro-negros. Essa será a primeira vez do Flamengo no Pará em mais de 10 anos.

6 – Velório do Pelé

Foto: Twitter/Marcos Ribolli

Apesar de não envolver o Pará diretamente, o velório do Rei Pelé impactou todo o mundo do futebol, para muitos o maior jogador de futebol de todos os tempos, ele foi velado nos primeiros dias do ano. O Rei faleceu no dia 29 de dezembro de 2022 e no dia 2 de janeiro de 2023, em Santos, litoral paulista, ocorreu o velório do tricampeão mundial com a camisa da Seleção Brasileira. Pelé recebeu inúmeras homenagens na Vila Belmiro e por toda a cidade de Santos.

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }