Arbitragem ganha novas recomendações para o Campeonato Brasileiro

Foram anunciadas nesta quarta-feira, 5, as principais novidades da arbitragem para o Brasileirão-2023. O anúncio ocorreu durante a pré-temporada que está sendo realizada no Rio de Janeiro para os árbitros e assistentes da Série A. Saiba as principais recomendações “Nosso objetivo é buscar o aprimoramento dos...

Publicado em 5 de abril de 2023 às 17:57

Foram anunciadas nesta quarta-feira, 5, as principais novidades da arbitragem para o Brasileirão-2023. O anúncio ocorreu durante a pré-temporada que está sendo realizada no Rio de Janeiro para os árbitros e assistentes da Série A.

Saiba as principais recomendações



  • Comunicação em áudio e vídeo para todo o estádio após revisão do VAR




  • Redução do número de atletas em aquecimento (seis)




  • Rigor maior contra reclamações em situações de VAR




  • Aumento nos acréscimos dos tempos de jogo




  • Favorecimento ao ataque em lances ‘milimétricos’ de impedimento


'Nosso objetivo é buscar o aprimoramento dos árbitros e assistentes para representar a arbitragem brasileira no campo de jogo. Hoje foi um dia muito positivo', disse o vice-presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Emerson de Carvalho, que acompanha de perto todo o processo de treinamento. 'Hoje, o trabalho foi feito com a tecnologia VAR. Árbitros e assistentes fazendo todo o processo como em um jogo normal da série A do futebol brasileiro. Nós estamos treinando muito porque aqui é o lugar para as correções necessárias para a excelência na arbitragem', completou.

Os exercícios tiveram como foco as jogadas mais críticas de uma partida, como impedimentos e bolas paradas. Para o assistente, Kléber Lucio Gil, os apontamentos feitos pelos instrutores são fundamentais para um bom desempenho nas competições. 

'É fundamental para quem quer alcançar a excelência. A comissão de arbitragem da CBF tem proporcionado isso para que possamos nos preparar de forma adequada para os jogos que virão', afirmou

A preparação segue até até a próxima sexta-feira, 7, em três sedes diferentes no Rio de Janeiro (RJ). O hotel Cdesign, O Clube da Aeronáutica (CAER) e o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB). Na próxima segunda-feira, 10, novos integrantes da arbitragem brasileira iniciam os treinamentos. A programação será a mesma.