O Brasil não sai do pódio do Campeonato Mundial de judô, disputado em Tahskent, no Uzbequistão. Nesta quarta-feira, 12, Beatriz Souza levou a medalha de prata na categoria peso pesado (acima de 78kg). A brasileira venceu três lutas na campanha da prata. A medalha de Bia é a quarta do Brasil na competição.
Cabeça de chave número 3 do Mundial, Beatriz Souza entrou direto nas oitavas de final, onde derrotou Larissa Ceric, da Bósnia Hezergovina, por ippon. Nas quartas, Bia teve um duelo com a cubana Idalys Ortiz, campeã olímpica (2012) e bicampeã mundial (2013 e 2014). A brasileira conseguiu anular as ações da caribenha e venceu o combate após Ortiz receber três shidos.
A adversária da semifinal foi a japonesa Wakaba Tomita, que nunca havia perdido para a brasileira. Mas o histórico do confronto mudou nesta quarta, após Beatriz conter os ataques da japonesa que levou três shidos e foi eliminada do combate.
Na final, Beatriz Souza enfrentou Romane Dicko, da França, atual medalhista olímpica de bronze da categoria. No início da luta, a francesa conseguiu projetar a brasileira, que se defendeu bem para evitar uma pontuação. Mas na sequência, Dicko conseguiu imobilizar Bia para conseguir o ippon e conquistar a medalha de ouro.