Brasil vence Cuba e segue vivo na luta pela medalha inédita no beisebol

A seleção brasileira de beisebol conquistou pela primeira vez na história classificação para fase final de uma edição de Jogos Pan-Americanos, agora em Santiago 2023. Para isso, precisou bater dois dos países mais tradicionais da modalidade, Venezuela e Cuba, além de arrancar uma virada antológica em cima da também...

Publicado em 24 de outubro de 2023 às 16:45

A seleção brasileira de beisebol conquistou pela primeira vez na história classificação para fase final de uma edição de Jogos Pan-Americanos, agora em Santiago 2023. Para isso, precisou bater dois dos países mais tradicionais da modalidade, Venezuela e Cuba, além de arrancar uma virada antológica em cima da também forte Colômbia. A vitória que carimbou o passaporte do Brasil foi sobre Cuba, um 4 a 2 na manhã desta terça-feira, 24, no Centro de Béisbol y Sóftbol.

Foi uma briga de foice pela classificação. No Grupo B do Pan, mesmo após derrotar Venezuela e Colômbia, a seleção precisava bater os cubanos para avançar sem depender de nada. Agora, vai para a Super Rodada com mais três times. Um deles será o outro classificado do grupo e os outros dois vêm da outra chave. Lá, o Panamá já tem a melhor campanha. A segunda vaga ficará com México ou República Dominicana. O Brasil leva para o quadrangular a vitória que teve sobre o outro rival que avançar do Grupo B.

Para além dos detalhes sobre o formato de disputa da Super Rodada, é fato que a seleção de beisebol tem garantida a oportunidade de brigar em Santiago 2023 por um pódio inédito no Pan. Resta saber em qual degrau. Os duelos decisivos começam já nesta quarta-feira, 25, e as medalhas serão definidas na sexta-feira, 27.