CBF confirma Copa Verde 2022; competição será de outubro a novembro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a realização da Copa Verde em 2022 na noite desta terça-feira, 23. O anúncio foi feito pelo Presidente Ednaldo Rodrigues e pelo Diretor de Competições da CBF, Julio Avellar, após reunião na Casa do Futebol Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ). Remo, Paysandu e Tuna...

Publicado em 23 de agosto de 2022 às 21:08

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a realização da Copa Verde em 2022 na noite desta terça-feira, 23. O anúncio foi feito pelo Presidente Ednaldo Rodrigues e pelo Diretor de Competições da CBF, Julio Avellar, após reunião na Casa do Futebol Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ).

Remo, Paysandu e Tuna vão representar o Pará na competição regional, que será realizada de outubro a novembro, em um formato curto, igual ao que aconteceu na edição de 2020, que foi disputada durante o mês de janeiro de 2021.

A CBF vai divulgar em breve o regulamento e tabela da competição. Mas, segundo o apurado, a Copa Verde deve iniciar logo em seguida ao término do quadrangular final do Brasileirão da Série C e encerrando antes do início da Copa do Mundo do Catar, marcada para o dia 20 de novembro.

Tradicionalmente, todas as competições da CBF precisam de um prazo de 75 dias entre a publicação do edital de convocação dos clubes e regras até a data de início do torneio. No entanto, com o calendário apertado por conta do Mundial do Catar, essa 'obrigatoriedade' pode ser 'ignorada' em comum acordo com os clubes.

Esta será a 9ª edição da Copa Verde, que foi criada em 2014 e reúne equipes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, além do Espírito Santo. O atual campeão da Copa Verde é o Remo, que derrotou o Vila Nova na grande decisão, em 2021. O campeão da competição regional ganha vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil 2023 e embolsa uma cota de R$ 1,9 milhão por participação no torneio nacional.