Conmebol admite erro em pênalti não marcado em Vinicius Júnior

Atacante brasileiro foi atingido na área no final do primeiro tempo, quando a Seleção Brasileira vencia por 1 a 0. Árbitro não marcou, mesmo após longa análise do VAR, e a Colômbia empatou logo em seguida.

Publicado em 3 de julho de 2024 às 14:27

Lance de pênalti não marcado em Vini Jr.
Lance de pênalti não marcado em Vini Jr. Crédito: Rafael Ribeiro/CBF

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) admitiu erro em pênalti não marcado em Vinicius Júnior durante Brasil x Colômbia. A Seleção Brasileira vencia por 1 a 0 quando o atacante do Real Madrid foi derrubado na área, e logo em seguida a Colômbia empatou a partida.

Nesta quarta-feira, 03, dia seguinte ao jogo, a entidade reconheceu o erro do árbitro venezuelano  Jesús Valenzuela. O lance ficou quase 2 minutos em revisão no VAR, mas a arbitragem de vídeo disse que o jogador colombiano "belisca a bola", recomendando o juiz a retomar o jogo.

No minuto 42, em uma disputa de bola dentro da área, um defensor não toca a bola, e, como produto da disputa, é produzido um contato imprudente para a ação. O árbitro não consegue observar a ação e deixa que o jogo continue. O VAR, em sua checagem protocolar, analisa por distintos ângulos, velocidades e considerações e não consegue identificar que o defensor não toca a bola antes de entrar em contato imprudentemente com o atacante. O VAR confirma, de maneira incorreta, a decisão original de campo

Conmebol
Entidade do futebol sul-americano

Com o empate, o Brasil ficou em segundo no grupo e agora tem uma pedreira pela frente nas quartas de final da Copa América, o Uruguai. A partida ocorre neste sábado, 6, às 22h (de Brasília).