A partir das 10h desta segunda-feira, 2, os portões da Vila Belmiro serões abertos para receber torcedores, amigos, familiares e chefes de entidades esportivas para o velório do corpo do Rei Pelé. Falecido na último dia 29 de dezembro de 2022, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, ocasionada por um câncer no cólon, Pelé receberá a homenagem final ao longo do início desta semana em Santos e São Paulo.
Na madrugada desta segunda-feira, 2, um cortejo, saindo do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, está levando o corpo do Rei do Futebol para o Estádio do Santos, na região litoral do estado. Ao longo do trajeto, diversas homenagens estão sendo feitas ao Atleta do Século, que nos deixou aos 82 anos.
Entre as autoridades esportivas que já confirmaram presença estão os presidentes da CBF, Ednaldo Rodrigues, da FIFA, Gianni Infantino, e da Conmebol, Alejandro Dominguez.
Com uma carreira construída no Santos, Pelé ultrapassou a marca de mil jogos pelo clube da Vila Belmiro e marcou mais de mil gols com a camisa alvinegra. No Santos, Pelé conquistou 10 vezes o Campeonato Paulista, duas vezes a Libertadores e duas vezes o Mundial de Clubes. Já pela Seleção Brasileira, Pelé conquistou um tricampeonato mundial. Inclusive, ele é o único jogador a ter três títulos de Copa do Mundo.
O velório de Pelé vai seguir durante a segunda-feira e será finalizado na manhã desta terça-feira, 3, quando está programado um novo cortejo pelas ruas de Santos antes dele ser enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica, próximo à Vila Belmiro. A cerimônia final será reservada para os familiares.