O atacante do Real Madrid, o brasileiro Vinicius Júnior, alvo de mais um episódio racista durante a ‘La Liga’ na Espanha, foi homenageado na noite desta segunda-feira, 22, na cidade do Rio de Janeiro. As luzes do Cristo Redentor, principal cartão postal do Rio, foram apagadas em solidariedade ao atleta.
Nas redes sociais, Vini agradeceu a homenagem: “Preto e imponente. O Cristo Redentor ficou assim há pouco. Uma ação de solidariedade que me emociona. Mas quero, sobretudo, inspirar e trazer mais luz à nossa luta”.
Vini também finalizou dizendo: “Tenho um propósito na vida e, se eu tiver que sofrer mais e mais para que futuras gerações não passem por situações parecidas, estou pronto e preparado”.
Preto e imponente. O Cristo Redentor ficou assim há pouco. Uma ação de solidariedade que me emociona. Mas quero, sobretudo, inspirar e trazer mais luz à nossa luta.
— Vini Jr. (@vinijr) May 22, 2023
Agradeço demais toda a corrente de carinho e apoio que recebi nos últimos meses. Tanto no Brasil quanto mundo… pic.twitter.com/zVBcD4eF8k
Na página do Instagram do Cristo Redentor, foi feita uma publicação sobre o gesto de apagar as luzes: “O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor repudia os ataques racistas sofridos pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior nesse domingo, 21 de maio, durante jogo entre Real Madrid e Valencia. Por isso, nesta segunda-feira, das 18h às 19h, o monumento ao Cristo Redentor está com a iluminação desligada como símbolo da luta coletiva contra o racismo e em solidariedade ao jogador e a todos os que sofrem preconceito no mundo inteiro”, diz a mensagem.
Racismo
Na partida de ontem, 21, entre Real Madrid e Valencia, Vini Jr foi expulso do jogo após ter ido reclamar de atitudes racistas por parte da torcida do Valencia. Além disso, Vini também denunciou um atleta valenciano de ter dirigido falas racistas contra ele durante o jogo. Depois disso, o brasileiro denunciou mais uma vez os episódios racistas que vem sofrendo na Espanha, através de suas redes sociais.