Equipes da Copa América poderão fazer substituição extra por concussão; entenda

As equipes que disputarão a Copa América no próximo mês terão a opção de fazer uma substituição adicional em caso de concussão ou suspeita de traumatismo craniano, informou a Conmebol, órgão dirigente do futebol sul-americano, na terça-feira, 22. A mudança nas regras também se aplicará a outros torneios organizados pela entidade após o início da...

Publicado em 24 de maio de 2024 às 13:42

As equipes que disputarão a Copa América no próximo mês terão a opção de fazer uma substituição adicional em caso de concussão ou suspeita de traumatismo craniano, informou a Conmebol, órgão dirigente do futebol sul-americano, na terça-feira, 22.

A mudança nas regras também se aplicará a outros torneios organizados pela entidade após o início da Copa América, que vai de 20 de junho a 14 de julho e será realizada nos Estados Unidos.

'Além das cinco alterações por equipe autorizadas pelos regulamentos, uma sexta alteração em potencial será adicionada para cuidar da saúde dos jogadores', disse a Conmebol em um comunicado. 'Trata-se de uma substituição extra no caso de uma suspeita de lesão na cabeça ou concussão. Para isso, o árbitro principal ou o quarto árbitro deve ser informado e um cartão rosa será usado'.

Várias instituições que trabalham com lesões na cabeça pediram o uso de substituições por concussão no futebol, com a International Football Association Board (IFAB) consagrando-as nas leis do futebol em março, mas deixando a implementação aberta aos organizadores de competições individuais.

Por Agência Brasil