FIFA abre investigação contra CBF e AFA por brigas em Brasil x Argentina no Maracanã

A FIFA abriu uma investigação contra a Confederação Brasileira de Futebol e a Associação do Futebol Argentino para investigar os acontecimentos no jogo entre Brasil e Argentina no último dia 21, no estádio do Maracanã. Segunda denúncia feita ao Comitê Disciplinar, a CBF vai responder pelo artigo 17 do Código...

Publicado em 24 de novembro de 2023 às 18:30

A FIFA abriu uma investigação contra a Confederação Brasileira de Futebol e a Associação do Futebol Argentino para investigar os acontecimentos no jogo entre Brasil e Argentina no último dia 21, no estádio do Maracanã.

Segunda denúncia feita ao Comitê Disciplinar, a CBF vai responder pelo artigo 17 do Código Disciplinar da FIFA, que trata sobre segurança nas partidas. A entidade, como organizadora do evento, tinha responsabilidade por evitar as brigas.

Durante os hinos nacionais, antes do começo do jogo, uma grande briga começou na arquibancada do estádio. Houve troca de socos e chutes entre brasileiro e argentinos, a polícia interviu com truculência e mais cenas de violência foram protagonizadas na praça esportiva.

Já a AFA foi denunciada no artigo 14.5, que trata sobre atraso na partida, por conta dos jogadores da Argentina deixarem o gramado depois das cenas de agressão da polícia. E também no artigo 17.2 que fala sobre perturbação da torcida. Segundo a FIFA, cada confederação é responsável pelos seus torcedores.

As duas federações podem pagar multas, disputar partidas em campo neutro, ter limitação de público ou portões fechados e até serem proibidas de jogarem em determinado estádio, como forma de punição. Os processos estão em andamento pela FIFA e não há prazo de conclusão.

Fonte: Extra