Não foi por acaso que Lewis Hamilton disse quase ter quebrado as costas na batida com Fernando Alonso na primeira volta do GP da Bélgica. A Mercedes revelou que, ao ser lançado ao ar e bater forte com o carro no chão na aterrissagem, o heptacampeão sofreu um impacto de 45G.
A força G é uma medida de aceleração relativa à gravidade que age sobre nós. Para se ter uma ideia, durante as corridas, um piloto de Fórmula 1 chega a suportar uma força de até 6,5G.
O W13 de Hamilton foi lançado ao ar quando passou por cima do volante de Alonso e caiu com força na pista. Inicialmente Hamilton seguiu em frente, mas foi forçado a parar o carro devido a uma falha técnica causada pelo impacto.
O estrategista-chefe da Mercedes, James Vowles, afirma em um vídeo no Youtube que Hamilton sofreu um grande golpe. “Foi um grande, grande impacto”, diz o britânico. O gravador SDR no carro teria medido 45G. “Isso é muito grande em uma carga vertical”, explica ele.
Perguntado se Hamilton está bem, Vowles respondeu que o golpe mental provavelmente foi mais difícil para o piloto. “Acho que principalmente para ele está frustrado, frustrado por ter um carro de corrida rápido e um pódio ser possível”, conclui. Enquanto isso, a Mercedes ainda não revelou a extensão dos danos, mas a equipe teme que seu o motor não tenha saído completamente ileso.