Lesão que tirou Neymar da Copa no Brasil completa 10 anos

Atacante afirmou que este foi o momento mais difícil de sua carreira e cita que lesão poderia causar paraplegia.

Publicado em 4 de julho de 2024 às 12:30

Neymar foi atingido por Zuñiga e desfalcou a Seleção Brasileira no restante da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, que ficou marcada pela goleada de 7 a 1 contra a Alemanha - 
Neymar foi atingido por Zuñiga e desfalcou a Seleção Brasileira no restante da Copa do Mundo do Brasil, em 2014, que ficou marcada pela goleada de 7 a 1 contra a Alemanha -  Crédito: Reprodução/Twitter/X

No dia 4 de julho de 2014, a torcida brasileira recebeu uma notícia que determinou o rumo do Brasil na Copa do Mundo daquele ano. No Castelão, em Fortaleza, a Seleção Brasileira enfrentava a Colômbia, pelas quartas de final do Mundial, quando o lateral-direito Zuñiga acertou Neymar com uma joelhada nas costas e tirou o camisa 10 do restante da competição.

O camisa 10 do Brasil fraturou a terceira vértebra da coluna, na região lombar, depois de ser atingido por uma joelhada nas costas aos 41 minutos do 2º tempo. O árbitro espanhol Carlos Velasco Carballo sequer marcou falta na jogada em que o lateral-direito Zúñiga atingiu Neymar.

Em entrevista à DAZN, que produziu um documentário sobre o craque, Neymar falou que este foi o momento mais difícil da carreira.

"Foi um dos piores momentos da minha carreira. E acabou tirando o meu sonho de continuar jogando a Copa do Mundo, jogando a semifinal, as finais... Quando eu sinto as costas, o Marcelo tenta me levantar, mas estava doendo muito. E eu tento mexer as pernas, só que não consigo. Eu não tenho forças para levantar. Eu disse: 'Não dá, não dá, eu não sinto nada'. Aí me levaram para a enfermaria do estádio, acho que faltavam dois minutos para acabar o jogo. Eu lembro que estava com a perna dobrada, e os médicos a esticaram e eu senti um choque, mas eu não conseguia sentir meus pés. Foi onde eu comecei a chorar desesperadamente", contou Neymar. Relembre o lance:

Na sequência do Mundial, sem Neymar, o Brasil perdeu para a Alemanha por 7 a 1 na semifinal do torneio. Na disputa do terceiro lugar, com o camisa 10 no banco de reservas, mas sem condição de jogo, a Seleção Brasileira foi novamente derrotada, desta vez para a Holanda, por 3 a 0.